19/08/2025  20h40
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
22/01/2013 - 17h03
A visão é a força que inventa o futuro
Wilson Mileris
 

Quando as pessoas nos relatam suas experiências mais bem-sucedidas de liderança pessoal, sempre falam do tempo em que vislumbravam com entusiasmo um futuro bastante atraente para suas organizações. Tinham visões e sonhos do que poderia ser. O sonho, ou a visão, é a força que inventa o futuro. Os líderes que antecipam uma visão do futuro são inspiradores.

Não basta que o líder tenha um sonho. Ele deve ser capaz de comunicar sua visão de uma forma que as pessoas se sintam atraídas a engajar-se pelo tempo que for necessário, e que se mantenham entusiasmadas. O líder pode tornar o contexto mais significativo se mantiver o entusiasmo, a energia e a atitude positiva. Em quaisquer circunstâncias, quando os líderes instilam vida nos sonhos e aspirações das pessoas, essas pessoas mostrarão mais aderência aos projetos.

A liderança inspiradora também remete à necessidade dos subordinados de darem sentido e propósito à sua vida. Fé, otimismo e vontade de vencer em relação ao futuro são qualidades que dão esperança aos outros. Em tempos de grande incerteza, as emoções e os pensamentos positivos do líder são absolutamente essenciais para movimentar as pessoas para cima e para frente. Quando alguém está preocupado, desencorajado, temeroso e incerto sobre o futuro, a última coisa que precisa é de um líder que reforce essas emoções negativas. Ao contrário, essas pessoas precisam de líderes que comuniquem, por meio de palavras, comportamentos e ações, que acreditam na vitória de seus subordinados. As emoções são contagiantes, e as emoções positivas ressoam por toda a organização e nas relações entre os subordinados. Para realizar coisas extraordinárias em tempos extraordinários, os líderes devem inspirar um desempenho ótimo - e o combustível para isso são as emoções positivas.

O papel mais importante que as visões desempenham na vida organizacional é focar na energia humana. Para capacitar todos os que estão engajados em um empreendimento a ver com mais clareza o que se encontra à frente, os líderes devem ter e transmitir uma visão empolgante e inspiradora do futuro.


Nota do Editor: Wilson Mileris (www.mileris.com.br) é autodidata e pesquisador do comportamento humano, adquiriu seus conhecimentos através de estudos constantes. Aplica suas teorias em consultorias vivenciadas em várias empresas multinacionais e nacionais. Converte essas teorias em métodos de educação continuada e reaplica nas novas consultorias. Como palestrante profissional, é percebido pelos participantes como um comunicador direto, consistente, bem humorado, criativo e emocionante. Extrai da vida prática tudo aquilo que diz, falando a linguagem que todos entendem. Atua há mais de 30 anos como conferencista, treinador e consultor de recursos humanos. Autor do livro "O Click do Êxito", editado pela Ediouro e co-autor dos livros "Gigantes da Motivação" e "Gigantes da Liderança". Mais de 1.000 empresas, isto é, mais de 400.000 pessoas de todos os segmentos já participaram e se beneficiaram da metodologia da Mileris. Criador de vários métodos de treinamento e educação de executivos, com ênfase nas áreas de Liderança, Motivação, Comunicação e Negociação.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.