19/08/2025  19h44
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
08/02/2013 - 07h00
Volta às aulas
Letícia Bechara
 

A vida escolar imprimi uma rotina na casa e na família e a volta às aulas pode significar alívio para muitas mães, assim como uma certa resistências dos filhos, como forma de protesto do “fim da vida boa...”. Claro que as férias é um momento de relaxar e os horários ficam mais flexíveis, sem controle para dormir e acordar. Colocar a garotada no ritmo de novo requer certo esforço e muita paciência, com o mau humor e a preguiça - uma característica inerente dessa geração.

Para os maiores, a volta as aulas vale um esforço de começar o ano com bons hábitos de estudo e equilíbrio entre as atividades intelectuais e físicas.

Para começar, é importante ajudar seu filho/filha a administrar o tempo. Faça esse desafio para vocês neste ano. Criar um novo hábito é melhor e mais eficiente no que tentar acabar com os vícios já adquiridos. Segundo os especialistas, leva em média 13 semanas para o corpo e a mente deixarem de sentir falta do hábito. Sendo assim, os pais precisam ser perseverantes: manter o quarto arrumado, ter um horário de estudo, horário para dormir etc. Organizar as regras e mantê-las exige esforço e paciência, até que aquela ação vire um novo hábito.

Para os alunos que mudaram de escola, os primeiros dias serão mais tensos, e o pais devem estar preparados para uma certa angústia dos filhos e dúvidas, mas isso logo passa. Manter uma conversa diária sobre as aulas, os professores e os colegas pode ajudar no processo de adaptação. Que tal essa de aprender o nome de pelo menos dois amigos da escola por semana? Eu ainda me confundo com os colegas do meu filho, mas considero um avanço quando consigo identificar o amigo do jogo ou do trabalho de casa logo de cara...

Acima de tudo, voltar às aulas, exige mais planejamento de toda a família mesmo, porque o tempo, assim como o dinheiro, é um recurso limitado e quanto mais cedo se aprende essa lição, melhor. Planejar, estudar e estar junto, esse será o desafio de 2013.


Nota do Editor: Leticia Bechara é mestre em Educação e coordenadora do Vestibular e Relacionamento da Trevisan Escola de Negócios.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.