19/08/2025  18h57
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
11/02/2013 - 08h04
Cuide de sua reputação
Sílvio Celestino
 

A eleição de Renan Calheiros para a presidência do Senado serve para questionar se, na carreira profissional, vale a pena chegar aos postos relevantes, mas com péssima reputação.

Embora na política pessoas de reputação duvidosa encontrem terreno fértil para o desenvolvimento de suas carreiras, no mundo das empresas é o contrário: a reputação é o ativo mais importante para o sucesso no longo prazo.

Isso ocorre porque, quanto mais a carreira avança, é esperado que o profissional seja capaz de se responsabilizar por pessoas, operações e negócios. Seu conhecimento técnico torna-se menos relevante, e o que conta é sua experiência, domínio emocional, capacidade estratégica e credibilidade, tanto para celebrar contratos quanto para inspirar e mobilizar pessoas.

Por isso, para alcançar certos cargos, o indivíduo é avaliado não apenas por seu conhecimento, mas também por valores e comportamento. Em seu desenvolvimento, portanto, deve observar se é capaz de expressar seus valores a cada interação com as pessoas, especialmente clientes e níveis hierárquicos superiores.

Entretanto, sua carreira irá se desenvolver por cerca de 40 anos, provavelmente mais. Logo, terá de perseverar nesses valores elevados, em um mundo que, aparentemente, não se importa com eles.

Mas não se deixe enganar: no longo prazo é sua reputação que contará pontos. A questão aqui não é ser perfeito em tudo. A propósito, desconfie daqueles que pareçam perfeitos em tudo que fazem. Cometer erros, além de humano, é a forma de nos aperfeiçoar e de aprender. Mas, lembre-se, crimes não são erros, são crimes!

A reputação, portanto, é construída a partir de um propósito elevado perante o mundo. Uma construção que envolve uma visão ética de grandeza, aprender a lidar com os próprios erros, respeitar as hierarquias e as tradições positivas, pensar no longo prazo e como fazer para inspirar pessoas à ação em direção a um propósito que considere relevante. Sem domínio emocional e persistência, é impossível criar uma reputação positiva.

Um erro comum cometido por profissionais é não se tornar conhecido como uma referência em seu mercado de atuação, não apenas pelo saber, mas pelo comportamento. Um indivíduo tem de ser capaz de comunicar seu pensamento, até porque, se quiser que as pessoas tenham boas referências, deve ser a voz séria no setor em que atua.

É verdade que temos péssimos exemplos em nosso país, de como não devemos ser. Entretanto, também é verdade que, se nos faltam bons modelos, sejamos nós mesmos as fontes de ética, respeito e propósitos elevados para os demais, especialmente para as gerações futuras. Vamos em frente!


Nota do Editor: Autor do livro Conversa de Elevador - Uma Fórmula de Sucesso para sua Carreira, Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching (www.alliancecoaching.com.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.