19/08/2025  17h40
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
22/03/2013 - 12h00
Chegou a Páscoa: `Posso comer chocolate?´
 
 
Prefira comer os chocolates meio amargos e os ovos tradicionais que são menos calóricos

A Páscoa está chegando e com ela a vontade de comer todos os diferentes tipos de ovos e chocolates, seja branco, preto, meio amargo, doce de leite, nozes, entre outros. Para muitas pessoas o momento é de tentação, de se segurar para não cometer excessos e depois se arrepender. Para quem está na dúvida, o que e quanto consumir de chocolate, a nutricionista e coordenadora do serviço de nutrição do Hospital San Paolo (www.hsanpaolo.com.br), Rafaela Isis Reis Allevato, dá uma boa notícia, “o chocolate está liberado”. Mas para evitar exageros, o indicado é comer 30 g de chocolate por dia.

“Prefira os ovos e chocolates tradicionais, pois eles são menos calóricos, lembrando que quanto mais aditivos (nozes, passas, licores, recheios), mais calorias esse chocolate irá apresentar”.

Segundo a nutricionista, muitas pessoas pensam que os chocolates trazem apenas quilinhos a mais na balança, mas isso não é verdade. O chocolate pode trazer benefícios para a saúde como, por exemplo, proteger o coração e as células do intestino contra a degeneração. “O chocolate branco contém apenas manteiga de cacau e gordura hidrogenada, logo não possui benefícios, já o chocolate ao leite contém um pouco de cacau e níveis altos de açúcar, porém, ainda é menos calórico que o branco e traz alguns benefícios. Já o chocolate amargo é o que contém mais cacau em sua composição, trazendo todos os benefícios, como proteção ao coração e sensação de bem-estar, além de ser o menos calórico”, explica a nutricionista.

Com relação ao chocolate diet, ele deve ser a aposta dos diabéticos, pois os demais contêm açúcar em sua composição. “Já para quem está de dieta não se engane com o diet, pois apesar de não conter açúcar ele contém mais gordura em sua composição, tornando-o tão calórico quanto o convencional. Neste caso, repito, o ideal é consumir o meio amargo, completa Rafaela.

Saiba um pouco mais

Quais são os benefícios do chocolate para a saúde?

O chocolate que contém cacau na sua composição apresenta uma série de benefícios para o organismo, como a capacidade de proteger as células do intestino contra a degeneração e proteção ao coração. Ele contém procianidinas, substância com poder antioxidante, que diminui a coagulação das plaquetas, melhorando o fluxo arterial e diminuindo os níveis de LDL, além de provocar bem-estar, por meio da serotonina.

Vale trocar o ovo de páscoa por bombons?

Em termos de custo sim, pois os bombons são mais baratos do que os ovos. Em termos de calorias e benefícios, a porção recomendada é de 30 g/dia, seja em forma de bombom ou ovo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.