19/08/2025  12h17
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
02/05/2013 - 16h00
Um pouco mais sobre o medo de cair dos idosos
 
 
Diversos estudos mostram que o medo de cair, na verdade, aumenta o risco de queda entre os idosos

Pedir ao idoso ou ao seu cuidador que anote cada episódio de queda pode ajudar os profissionais de saúde a monitorarem o estado de saúde, a progressão da doença do idoso, bem como a ajustar a terapia deste paciente de uma maneira mais apropriada.

De acordo com dados do Centers for Disease Control and Prevention, nos EUA, o custo para a sociedade com as quedas entre os idosos ultrapassa os US$ 30 bilhões por ano em despesas médicas.

“Um em cada três adultos com mais de 65 anos cai a cada ano e as quedas são a principal causa de morte por lesão em idosos. As mulheres são duas vezes mais propensas a sofrer uma fratura durante uma queda que os homens da mesma idade, mas a taxa de mortalidade dos homens em decorrência das quedas é maior em um terço em relação às mulheres”, afirma a geriatra Vanessa Morais (CRM-SP 132.283), diretora da VR MedCare.

Medo de cair...

Para muitos idosos, o risco real e as possíveis complicações das quedas podem ser ultrapassados pelo medo mórbido associado às quedas. Este é um problema circular, diversos estudos têm mostrado que o medo de cair, na verdade, aumenta o risco de queda.

Muitos idosos, após uma queda, mesmo quando não se ferem, desenvolvem um grande medo de cair. Esse medo pode levá-los a limitar suas atividades, o que os leva à mobilidade reduzida e à perda de aptidão física por perda de massa muscular e de equilíbrio, o que por sua vez, aumenta o risco de cair.

O medo, no entanto, é justificado. Em pesquisas realizadas sobre os maiores temores na terceira idade, cair é, invariavelmente, o item no topo da lista, superando o medo do crime e dos problemas financeiros.

O desafio de prevenir quedas na terceira idade

Nos últimos anos, avançamos na compreensão dos fatores de risco predisponentes para as quedas entre os idosos e possíveis medidas preventivas têm sido sugeridas e implementadas.

“Para a prevenção de quedas, de uma maneira geral, recomendamos a prática de exercícios regulares e de exercícios de equilíbrio; a revisão cuidadosa dos medicamentos que podem causar tontura ou sonolência; exames de visão regulares; calçados adequados; uso correto dos dispositivos de marcha - andador ou bengala - quando indicados e medidas de segurança em casa para eliminar potenciais riscos ambientais de queda, como melhora da iluminação, retirada de tapetes, além da instalação de barras de apoio perto do vaso sanitário e da banheira e de corrimão em ambos os lados das escadas. É de extrema importância também para minimizar as consequências da queda a realização periódica de um exame de densitometria óssea e, quando for o caso, o tratamento para a osteoporose.” afirma a geriatra Renata Diniz (CRM-SP 132.280), que também dirige a VR MedCare.

Certamente, uma sociedade tão evoluída quanto a nossa, que produziu o transportador humano Segway, o GPS e seus sistemas de orientação, carros que estacionam-se sozinhos e cadeiras de rodas operadas por joysticks pode ainda criar outros avanços no campo da mobilidade tecnológica para evitar os milhares de acidentes fatais e não fatais advindos das quedas na terceira idade.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.