19/08/2025  12h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
12/05/2013 - 07h01
12 de maio - Dia Mundial da Fibromialgia
 
 
Fibromialgia é a segunda causa mais comum de dor crônica no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Fibromiálgicos (Abrafibro), a patologia já atinge 10% da população

Não é novidade que o brasileiro vive preocupado, com contas para pagar, sobrecarga no trabalho. Em tantas situações que causam o estresse, podem aparecer sintomas como fadiga, indisposição, distúrbios do sono e dores no corpo, principalmente em tendões e articulações, fatores que caracterizam a fibromialgia. Com o objetivo de conscientização da população sobre a doença é celebrado em 12 de maio, o Dia Mundial da Fibromialgia.

Segundo a Associação Brasileira de Fibromiálgicos (Abrafibro), a patologia já atinge 10% da população brasileira. Fatores emocionais e físicos como uma infecção, um episódio de gripe ou até um acidente de carro, podem estimular o aparecimento da doença.

Nesse cenário, a fibromialgia é considerada uma doença dos tempos modernos, sendo a segunda causa mais comum de dor musculoesquelética crônica, perdendo somente para a osteoartrite, um problema degenerativo e inflamatório das articulações. Segundo pesquisas, 80% dos casos de fibromialgia atingem mulheres acima dos 25 anos.

A fibromialgia é considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas. Os sintomas da doença podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor.

Em quase todos os quadros, os pacientes reclamam de uma dor generalizada pelo corpo inteiro, que varia entre uma sensação de ‘quebradeira geral’ até chegar a uma de intensidade incapacitante, presente na maior parte do dia.

A fibromialgia não tem cura, mas o tratamento melhora a qualidade de vida do portador. Recomenda-se ao paciente medicação, exercícios físicos de baixo impacto, alongamento, fisioterapia, redução do estresse e técnicas de relaxamento. Os exercícios de fortalecimento muscular e alongamentos também são muito indicados para tratar a doença.

Muito dos alongamentos indicados são simples e podem ser realizados em apenas alguns minutos, em qualquer lugar. Porém, o mais importante é realizar alguma atividade física, sem exagerar, para que o efeito não seja o contrário e o paciente fique com dor muscular.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.