19/08/2025  12h13
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
12/05/2013 - 08h00
O trabalho após a maternidade: o que muda?
Márcia Luz
 

Em um mundo onde as mulheres crescem cada vez mais no mercado de trabalho, um dos maiores desafios encontrados por nós, mães, surge após a maternidade. Com longas jornadas de trabalho e inúmeras responsabilidades, como, afinal, conciliar a árdua tarefa de ser mãe e a carreira?

Mulheres que antes tinham como sua prioridade o trabalho, com rotinas exaustivas e mal tendo tempo para dormir, se veem obrigadas a rever a forma como levar a carreira. Parece simples, mas não é.

Sentimentos como medo e insegurança são constantes nessa fase, além da culpa por sentir que não se está integralmente presente na vida do filho. Em entrevista para a revista Época, a jornalista Christiane Amanpour fala sobre as mudanças em sua carreira após o nascimento de seu único filho.

“Quis rever como tocar minha carreira. Para ser boa mãe, precisei reajustar a maneira como exercia meu trabalho. Foi desafiador, pois estava acostumada a fazer tudo de um jeito e tive de mudar. Conciliar a carreira e a maternidade é a tarefa mais difícil do mundo”, diz Christiane.

Como mãe de três lindos filhos e profissional ativa no mercado de trabalho, posso afirmar que a principal mudança ocorre dentro de nós. Passamos a ter consciência de que agora possuímos uma nova responsabilidade e, por isso, devemos dividir nosso foco e achar um ponto de equilíbrio em meio a tudo isso.

O grande segredo é dedicar tempo de qualidade a cada um dos papéis, ou seja, quando estiver com seus filhos, esteja inteira, mergulhe no mundo deles, curta cada pequeno momento mágico, aproveite as grandes aventuras que farão juntos. No trabalho, dê o seu melhor, sem culpa, sabendo que está ajudando a conquistar novos horizontes para sua família. E lembre-se de reservar um tempo para você, pois ninguém dá o que não tem; se você não se cuidar e adoecer ou ficar infeliz, todos perdem, inclusive as pessoas que você ama.

Parece impossível? Mas não é. Quando estiver com pressa, diminua o ritmo! Isso mesmo. Com isso você consegue se centrar e tudo se encaixa, o tempo rende e o Universo conspira a seu favor.

Termino esse artigo desejando um feliz Dia das Mães a todas as supermulheres que, como verdadeiras heroínas, ganham todo dia a batalha de serem ótimas mães e profissionais.


Nota do Editor: Marcia Luz, autora do livro Agora é Pra Valer – A verdadeira história de quem passou de chefes dos outros a líder de si mesmo, é psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestalt-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Também atua como Coach executiva e pessoal formada pelo ICI (Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF (International Coaching Federation). É Sócia-presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda., além de professora de pós-graduação e palestrante.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.