14/09/2025  20h55
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
02/03/2005 - 06h25
Desconforto da mamografia pode ser minimizado
 
 
Especialista dá dicas do que pode ser feito para incentivar o diagnóstico precoce.

A edição de fevereiro da revista americana Radiography, do Colégio de Radiologistas dos Estados Unidos, traz pesquisa feita com duzentas mulheres sobre os fatores que as impedem de fazer a mamografia regularmente. O desconforto do procedimento é um dos itens mais lembrados na hora de justificar a negligência feminina com relação ao exame que, quando realizado de forma preventiva, pode reduzir a taxa de mortalidade de câncer de mama em 30%.

Outros fatores determinantes são a ansiedade com relação aos resultados, percepção de dor e as condições oferecidas pela clínica onde o exame é realizado. Algumas características da paciente que será submetida ao exame diagnóstico, como idade, tamanho e densidade da mama, bem como fatores emocionais, também contribuem para aumentar o incômodo.

Para o médico radiologista Aron Belfer, da URP Diagnósticos Médicos (SP), uma boa conversa entre a técnica e a paciente, antes da realização do procedimento, contribui bastante para amenizar dores e incômodos. "A paciente, muitas vezes, já chega tensa à clínica. Ou por estar apreensiva com os possíveis resultados, ou por ser a primeira vez que se submete ao procedimento. Ou, ainda, porque alguma amiga contou sobre uma experiência desagradável pela qual passou", explica Belfer.

"A mamografia ainda é o método mais eficiente na detecção precoce de câncer de mama, podendo reduzir consideravelmente o índice de mortalidade em mulheres acima dos 50 anos", continua o médico. "Daí a importância de a paciente não se sentir desencorajada a fazer o exame por medo de sentir dor."

Para amenizar o problema e incentivar o diagnóstico precoce, Belfer aposta em profissionais treinados para esse tipo de abordagem. "Um relacionamento bem conduzido, entre a técnica que vai realizar o exame e a paciente, é de fundamental importância. A técnica deve explicar a razão de cada gesto durante o procedimento. Isso tranqüiliza a paciente, levando a uma mamografia adequada e suportável. Mesmo com uma rotina bastante intensa, é necessário dedicar esse tempo para explicar o procedimento antes e durante o exame."

Quanto aos benefícios da mamografia digital, o médico é taxativo: "A mamografia digital não evita a compressão, como apregoam alguns".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.