14/09/2025  21h12
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
05/03/2005 - 09h00
Ignorántia splendor
Dartagnan da Silva Zanela
 

É deveras difícil explicar para uma pessoa questões aparentemente óbvias quando o indivíduo faz questão de desdenhar os fatos que contestam a sua turva visão da realidade. Exemplo disso é no que tange o aspecto nada democrático da atual governança que se tornam cada dia mais evidentes na sua forma de conduzir a sua posição dentro do cenário internacional.

Recentemente, segundo NOTA LATINA: "Tilden Santiago, embaixador da República Federativa do Brasil em Cuba, enfatizou [...] o respaldo do Governo do Presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva à Ilha. "Estamos entusiasmados porque nosso país será o Convidado de Honra à XIV Feira Internacional do Livro de Havana (FILH), gesto que agradecemos, não só por sermos homenageados, mas porque nos oferece a oportunidade de assistir e dar fé de nosso apoio político à Revolução Cubana", afirmou o diplomata. [...] O funcionário brasileiro destacou a franqueza que caracteriza as relações entre as duas nações, fato que atribuiu à "confiabilidade imensa que existe entre seus respectivos governos e, sobretudo, ao grande número de coincidências existentes entre seus povos".

Espera aí: que tipo de governo é esse que assinala uma afirmação deste gênero frente a uma Revolução como a cubana que transformou essa nação em uma Ilha cárcere? Aliás, cárcere de consciência, em especial para os opositores do regime Castrense. Pergunto-me ainda: será que em nenhum momento passou pela cabeça de nossos atuais governantes implantar algo de similar aqui? Algo que fosse implementado de maneira sutil até chegar-se as raias da loucura cubana?

Não? Será que o Conselho de Jornalismo não sinalizaria isso? A medonha ANCINAVE também não? Some-se a isso a ideologização no processo de indicação de nomes para ocupação de cargos estritamente técnicos juntando com a agitação de organizações paralelas a esse partido governista que tem ampliando em muito a sua atuação pelo país. Isso sem falar na recente censura a pesquisa do IBGE realizada através do Ministério do Planejamento. Ora bolas! O que está acontecendo em nosso país?

Ora, se você não consegue visualizar com clareza o cenário que se está armando, então seja um pouco criativo, que, apesar de a imaginação ser sempre menos fértil que a realidade pode ter certeza que o quadro não será dos mais bonitinhos.

Parece loucura imaginar que estamos com uma revolução em curso neste país e em toda América Latina, mas os últimos acontecimentos e a experiência vivida na centúria passada nos dão evidências que não. As vezes também me questiono sobre isso, mas logo em seguida eis que vêm a minha vista a conjuntura atual. Questiono-me também pelo fato de a maioria de meus concidadãos ignorarem o fato, mas e quem disse de tapar o sol com a peneira retira a realidade deste? Quem disse que o desconhecimento do que está em curso traz ares de realidade ao esplendor de nosso não-saber? Bem, quem viver, verá.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.