19/08/2025  09h47
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
25/06/2013 - 07h01
Poderes, é preciso ouvir o povo
Dirceu Cardoso Gonçalves
 

A pesquisa Ibope divulgada no domingo diz que 96% dos participantes das manifestações não são filiados a partidos políticos, 89% não se sentem representados pelos partidos e 83% não tem os políticos como seus representantes, é uma tendência que merece muita reflexão. Chegamos, sem dúvida, a um dos mais baixos índices de prestígio dos gestores das instituições e da classe política, que tanto se vangloriam de terem conquistado a volta da democracia no país. O povo, sentindo-se órfão, diante de descarados desmandos da corrupção e outros males, redescobriu sua força através das passeatas e da reivindicação pacífica (por enquanto). Tanto que a presidente da República chamou os governadores e prefeitos para a imediata elaboração de um pacto que, com transparência, atenda ou pelo menos encaminhe os problemas reclamados pela massa.

É importante que, além dos transportes coletivos, encontrem soluções urgentes para a Saúde e a Educação, de forma a evitar que cidadãos continuem morrendo sem atendimento na porta dos hospitais e que crianças permaneçam sem a escola que lhe é de direito. As ruas aguardam, com ansiedade, por medidas concretas contra a corrupção e a justa punição dos corruptos em todos os níveis, inclusive a cassação e prisão dos condenados do mensalão. Não abrem mão da segurança pública para que todos tenham o direito de ir-e-vir sem o risco (hoje quase certeza) de serem assaltados, seqüestrados ou mortos por criminosos que, quando presos, logo ganham as ruas novamente e voltam a atacar.

O atual estado de coisas mostra o total divórcio dos governos eleitoreiros e da discutida classe política em relação aos eleitores e à sociedade. Os governantes, fechados em seus gabinetes, governam para o próprio umbigo e tentam convencer a população através da propaganda massiva, não condizente com a realidade. Parece até que falam das maravilhas de outro país! Os políticos, que deveriam representar o eleitor, ocupam-se mais com o poder, os próprios interesses, formação de bases parlamentares, conquista e barganha de cargos públicos e outras benesses, ignorando o interesse do povo que os elegeu e deixando projetos importantes engavetados por anos a fio. Não é de se estranhar que agora, que descobriu a própria força, o povo dê seu troco.

Mesmo com a reação da presidente e dos demais governantes, ainda é difícil prever até onde irão as manifestações que cobrem o território nacional. Os governos, partidos e os políticos precisam correr contra o tempo e irem ao encontro do povo, fazendo aquilo que sempre deveriam ter feito: ouvi-lo. E, além de ouvir, buscar com toda sinceridade e empenho a solução dos problemas. Só assim poderão reconquistar pelo menos parte do prestígio perdido e promover a paz social e a própria democracia.

De nada adiantará a repressão aos movimentos. Há que se compreender que as polícias só devem ser empregadas para o combate ao vandalismo e às infiltrações radicais nos movimento. Jamais contra os manifestantes que pacificamente fazem suas reivindicações. Estes, pelo contrário, devem ter sua integridade garantida...


Nota do Editor: Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo e dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.