19/08/2025  07h32
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Polícia e Segurança
16/07/2013 - 16h00
Segurança em residência nas férias de julho
Marcos Melo
 

O mês das férias escolares já chegou e muitos pais aproveitam também para tirar uma folga no serviço e viajar com toda a família. Ao viajar muitos levam na bagagem a preocupação com a segurança da casa ou do apartamento, que ficará vazio até o dia da volta. Porém, poucos tomam os cuidados necessários e, por descuido, acabam cometendo erros que demonstram fragilidades para assaltantes e criminosos.

Apesar de contar com um aparato de segurança preventiva como guarita com porteiros, quem mora em condomínios de casas ou apartamentos também deve considerar muitos fatores preventivos antes de viajar. É necessário que o morador evite ao máximo a divulgação da rotina de viagem. Se a família planeja viagens muito prolongadas, é importante que o zelador seja previamente informado. O condômino também deve fazer uma autorização, caso queira que alguma pessoa, ou empregado entre no apartamento durante a ausência.

É recomendável que os moradores, nesse período de férias, suspendam as entregas de jornais, revista entre outros. Caso não seja possível, é estimável a retirada de todas as encomendas na portaria, dessa forma, é necessário deixar alguém para retirá-las com o porteiro. Se as férias estão sendo aproveitadas para realização de reformas, deve-se informar por escrito, ao zelador por meio de autorização, o nome da empresa e os funcionários que irão realizar a obra.

No caso das residências, as atenções devem ser redobradas. A instalação de um sistema de segurança 24h pode ser uma boa medida, porém, há ainda que se considerar outros pontos importantes para manter o imóvel ‘invisível’ aos olhos de pessoas más intencionadas. Deixar a chave com um vizinho ou pessoa de confiança para que limpe o quintal ou a frente da casa demonstrando que o local não está vazio.

Muitos cometem um erro primordial que é deixar a luz acessa. Nunca deixe as luzes acesas 24 horas, pois isto indica que a casa está vazia, além de evitar desperdícios e acidentes. Certifique-se também que deixou os registros de água e gás fechados, para que nada de mais ocorra durante a ausência. Alguns cuidados básicos podem deixar o local totalmente seguro e sem prejuízos, para que a família faça uma viagem tranquila e sem ter surpresas e desagrados quando retornar.


Nota do Editor: Marcos Melo – especialista em condomínios da Speed Gold (www.speedgold.com.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "POLÍCIA E SEGURANÇA"Índice das publicações sobre "POLÍCIA E SEGURANÇA"
16/09/2022 - 06h30 Saiba como evitar os cibercrimes frequentes
08/06/2019 - 08h14 A tecnologia a favor da segurança pública
29/12/2018 - 07h12 Piora o déficit do efetivo da PF em 2018
29/01/2017 - 06h32 Se proteger de assaltos com pequenas medidas
11/12/2016 - 05h51 5 erros mais comuns na segurança das residências
12/08/2016 - 05h53 Portaria remota
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.