19/08/2025  01h39
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
03/09/2013 - 16h17
Chuteiras e futebol
Gustavo Arliani
 

Nos dias de hoje, sabemos que o mercado mundial de chuteiras de futebol movimenta milhões de dólares por todo o planeta. Muitas empresas globais lutam neste mercado onde o cliente final, muitas vezes, valoriza mais o design estético e desempenho em detrimento da segurança oferecida pelo equipamento.

No entanto, o custo associado a lesões atribuídas diretamente ao uso de chuteiras inadequadas em jogadores profissionais no Reino Unido foram estimados em £ 75 milhões por ano.

As chuteiras desenvolvidas atualmente visam aumentar a velocidade, explosão e a sensibilidade do jogador, quando em contato com a bola. Com este objetivo, materiais cada vez mais leves e menos espessos vem sendo escolhidos na confecção das chuteiras de futebol. Esta concepção, entretanto, tem levado à preocupação em relação a possíveis lesões do tornozelo e pé que talvez não estejam sendo suficientemente protegidos.

Estudos prévios mostraram que aproximadamente 20% das lesões ocorridas no futebol são na articulação do tornozelo e 24% das lesões nos membros inferiores no futebol foram associados com gramados ruins e inapropriados e/ou chuteiras inadequadas que levam a tração excessiva ou insuficiente.

Há uma série de fatores no desenvolvimento destes calçados que influenciam tanto o desempenho quanto o risco de lesões, incluindo o formato e características do solado, forma das travas da chuteira, comprimento das travas e arranjo e distribuição das mesmas. Sendo que os fabricantes de chuteiras podem variar esses fatores para otimizar a performance e minimizar o risco de lesões.

Isto porque vários estudos científicos demonstraram uma associação entre lesões nos membros inferiores no futebol com o tipo de gramado e chuteira utilizada.

A adoção de travas com desenho de lâminas ao invés de travas cônicas tem gerado considerável debate dentro do esporte e na literatura médica. Com alguns estudos prévios mostrando correlação entre lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho e chuteiras com travas com formato de lâminas. Estas travas podem aumentar a tração da chuteira com o gramado colocando o jogador em maior risco para desenvolvimento de lesões do LCA.

A escolha da chuteira é geralmente por jogador e posição específica. Atacantes e meia-atacantes leves, velozes e altamente qualificados normalmente optam por chuteiras mais leves e com maior tração visando acelerações, desacelerações e mudanças bruscas de direção mais eficientes. Já zagueiros e goleiros podem escolher uma chuteira mais robusta para maior poder nos chutes e com uma parte superior acolchoada para melhor proteção dos pés contra lesões de contato com outros jogadores.

Por isso, a escolha da chuteira para a prática de futebol deve ser individual para cada atleta, visto que o formato do pé bem como a biomecânica e pisada durante corrida e mudança de direção durante o jogo são específicas para cada jogador.

Desta forma, a melhor chuteira para um jogador não necessariamente é a melhor chuteira para outro.

Com a intenção de reduzir os fatores de risco para lesões, os jogadores devem avaliar antes das partidas se seus calçados são os mais adequados para o seu perfil de pé e para o gramado no qual a partida será realizada.

Recomendo inclusive que os fabricantes coloquem rótulos em suas chuteiras especificando claramente para quais superfícies seus calçados se destinam.

Legal!! Com este artigo espero ter alertado os inúmeros praticantes de futebol de campo e society do país para a importância na seleção de suas chuteiras antes da prática do esporte.

Afinal, prevenir é melhor que remediar!!!

Bom futebol e muitos gols a todos. Menos para os goleiros, é claro!!!


Nota do Editor: Dr. Gustavo Gonçalves Arliani (www.drgustavoarliani.com.br) é médico ortopedista especialista em traumatologia do esporte.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.