19/08/2025  01h38
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
04/09/2013 - 07h14
Vida extraterrestre e outros temas interessantes
Célio Pezza
 

Este ano, o 8º Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial, realizado na Suíça, listou cinco temas interessantes que deveriam ser amplamente divulgados e levados a sério pelas nações. Segundo o texto, estes temas devem ser debatidos, para a humanidade se preparar para seus impactos. Vamos fazer um comentário resumido sobre eles.

O primeiro é a descoberta de vida extraterrestre e os impactos que essa descoberta teria sobre a ciência, a religião e para a imagem que a humanidade tem de si mesma. O relatório aponta a necessidade de campanhas para sensibilização do público, prevenindo a população contra as consequências sociais dessa descoberta e prevendo uma quebra de paradigmas. Será que sabem mais do que imaginamos?

O segundo fala sobre as habilidades super-humanas, que antes eram tratadas como tópicos de ficção científica. O documento mostra que cientistas estão desenvolvendo medicamentos que estimulam consideravelmente certas funções cerebrais e até a inteligência poderá ser artificialmente aumentada. Isto cria sérios conflitos éticos, pois somente pessoas com alto poder aquisitivo poderão pagar por estes medicamentos e com isto se destacarem dos demais.

O terceiro diz respeito ao custo de se viver mais. A humanidade não está criando uma base para lidar com uma massa cada vez maior de idosos, geralmente doentes e debilitados. A medicina tende a combater as doenças, mas o impacto do envelhecimento da população será sentido por toda a sociedade.

O quarto fala sobre a necessidade de adaptação do ser humano às novas condições climáticas. O relatório atesta que essa mudança climática já foi desencadeada e estamos indo ao encontro de uma nova situação. Debates devem ser feitos para melhor entendimento de como viver bem em um ambiente inóspito ou digamos, diferente.

O quinto deriva do anterior e discorre sobre os riscos da geoengenharia. Em resposta às mudanças climáticas, os cientistas estão procurando manipular o clima da Terra. Algumas pesquisas estão concentradas na gestão da radiação solar, lançando partículas de enxofre na estratosfera para bloquear parte da energia solar e lançá-las de volta ao espaço. Este método poderia compensar o aquecimento global e daria aos seres humanos o controle da temperatura em certas regiões do planeta.

O relatório também destaca uma série de implicações éticas, legais, acordos internacionais e efeitos colaterais difíceis de serem previstos. Interessante observar que tudo isto aconteceu neste ano de 2013, durante um Fórum Econômico Mundial, sem despertar interesse na mídia, mais preocupada com futilidades.


Nota do Editor: Célio Pezza (www.celiopezza.com) é escritor e autor de diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, A Palavra Perdida e o seu mais recente A Nova Terra - Recomeço.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.