19/08/2025  01h41
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
08/09/2013 - 11h00
O toque como ferramenta terapêutica para bebês
 
 
Shantala é uma técnica indiana que proporciona tranquilidade e diminui o choro das crianças. SPA & Cia aconselha que a massagem não seja feita antes do primeiro mês de vida

O choro do bebê nem sempre é causado pela cólica intestinal. Aspectos emocionais – como estresse, horário biológico desregulado ou genética – também podem influenciar no nervosismo das crianças. A Shantala (técnica de massagem indiana para bebês) aproxima mãe e filho, no mesmo tempo em que estimula o padrão respiratório, também contribui para o funcionamento correto do sistema gastrointestinal e endócrino.

“Sem dúvida, trata-se de um fortalecimento do vínculo entre a mãe/pai e o bebê. A terapia consiste na resposta ao toque, ou seja: é uma forma de se comunicar diretamente com o bebê”, conta Pedro Vasco, diretor-executivo e massoterapeuta na SPA & Cia. Além disso, recomenda-se que a mãe esteja relaxada quando estiver à frente do procedimento. “Há uma grande diferença entre cólica e estresse. A cólica ocorre desencadeada pela imaturidade do sistema digestivo do bebê; já o estresse pode ser genético ou, ainda, provocado por fatores externos que incomodam o neném”, explica o massoterapeuta.

Estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa do Toque, da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami (EUA), comprovaram que esta técnica deixa a criança menos chorosa, até na hora de trocar as fraldas e tomar banho, por exemplo. A Shantala é dividida em quatro momentos: energização, massagem, exercícios finais e banho de relaxamento. “Ela deve ser aplicada respeitando a sequência: peito, braço, mão, abdômen, perna, pé, costas e face”, sinaliza Pedro Vasco.

Desta forma, as mães precisam estar atentas ao óleo que será usado na massagem. O empresário sugere que os óleos sejam vegetais – extraído das plantas – para que também hidratem o corpo da criança. Vale lembrar que o bebê não pode estar com fome ou de estômago cheio. O ideal é que a Shantala seja feita antes do banho. Segundo Pedro, “os papais e mamães devem aguardar o filho completar um mês de vida para aderir à técnica. Antes disso, não é aconselhável”.

4 passos importantes da Shantala:

1 – Aqueça suas mãos em água morna ou friccionando-as com óleo vegetal puro.

2 – Se o dia estiver frio, aqueça o óleo levemente em banho-maria ou deixe próximo ao aquecedor.

3 – Deslize toda a mão pela pele do bebê.

4 – O banho de imersão, em água morna, com apenas o rostinho e os ouvidos do bebê de fora, elimina as tensões que ainda possam existir no corpo dele e retira o excesso de óleo. Segure-o por baixo e deixe-o flutuar por entre cinco e dez minutos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.