26/12/2025  15h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
27/09/2013 - 17h00
Juventude e as escolhas
Letícia Bechara
 

Foi divulgado recentemente os resultados da 12ª Edição da Pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, que mostra as mudanças que vem acontecendo nos últimos anos na visão que os jovens têm de suas possibilidades e expectativas profissionais. Realizada pela Cia de Talentos em parceria com a Nextview People, o levantamento foi respondido por mais de 75 mil jovens estudantes e recém-formados, entre 17 e 26 anos, nos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru. Só no Brasil foram mais de 52 mil participantes.

Entre as informações coletadas, existem diferenças entre as expectativas em relação a carreira profissional que terão nas empresas: para eles, em 18 meses, já se consideram prontos para exercer um cargo de liderança, enquanto seus gestores pensam que precisam de pelo menos 24 meses para ter uma visão mais sistêmica da organização. Afinal, nesse mundo digital de velocidade, eficiência é fazer mais coisas em menos tempo, e esperar não consta no vocabulário: a velocidade é do whatsapp, instantânea.

Das características que os jovens destacam para ingressar na empresa dos sonhos, a escala é a seguinte:

• 1º lugar - desenvolvimento profissional,

• 2º lugar - a boa imagem da empresa no mercado,

• 3º lugar - fazer aquilo que gosta,

• 4º lugar - a empresa oferecer bons salários e benefícios e

• 5º lugar - a possibilidade de inovação no local de trabalho. (É a primeira vez que essa característica aparece no ranking.)

Aprender e se desenvolver, essa é a questão mais relevante, ao mesmo tempo em que o jovem também vai aprender a gostar do que faz, conhecer as possibilidades e utilizar suas ideias para criar um ambiente profissional mais inovador. “O jovem carrega o desejo de surpreender, ousar, sair do lugar-comum e deixar sua marca. No mundo atual, inovar é se diferenciar diante de tantos outros profissionais, serviços ou empresas”, explica Danilca Galdini, sócia da Nextview People. Para os jovens, ser um líder de sucesso significa poder compartilhar suas ideias, desenvolver pessoas, ter desafios e responsabilidades e poder para transformar as coisas ao redor. E isso é sucesso. Entre os líderes citados estão Joaquim Barbosa e o papa Francisco. O que aponta um apelo forte para os valores de justiça e solidariedade, algo que talvez estejamos ainda bem distantes na nossa sociedade.

Vi esse provérbio, que nem sei se é real, mas fez muito sentido para mim: “Se você quer ser feliz por um dia, embebede-se. Ser quer ser feliz por uma semana, mate o um porco. Se quer ser feliz por um mês, case-se. Para a vida inteira, seja um jardineiro.”

Pensei na profundidade do jardim: aquilo que é realmente importante requer investimento de tempo e recursos. A felicidade é um resultado que pode ser sentido por um dia ou por uma vida. É uma questão de escolha.


Nota do Editor: Letícia Bechara é pedagoga e coordenadora de vestibular da Trevisan Escola de Negócios.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.