18/08/2025  14h28
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
22/10/2013 - 18h13
Melancia: fruta refrescante para o verão
Solange Ventura
 
Divulgação 

O verão está chegando e na estação mais calorosa do ano alguns cuidados essenciais são importantes, entre eles com a alimentação. Uma das alternativas perfeitas para manter o organismo hidratado é o consumo da melancia, fruta originária da África ideal para ser consumida em dias quentes que além de refrescar traz muitos benefícios para a saúde.

A melancia é extremamente rica em água, em torno de 90% do corpo da fruta é composto pela substância, mas também possui nutrientes importantes como carboidratos, sais minerais, ferro, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo A, B e C. Especialistas comprovam que a melancia é um alimento que possui poderosos agentes antioxidantes que são muito eficazes na prevenção de doenças malignas, entre elas o câncer na próstata.

Há estudos que comprovam que a melancia é afrodisíaca. Pesquisadores do Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais da Universidade A&M do Texas (Estados Unidos), descobriram recentemente que a fruta é rica em citrulina, reconhecido como vasodilatador. A substância é convertida em arginina, precursora na formação do óxido nítrico no interior dos vasos sanguíneos, levando à vasodilatação e ao relaxamento vascular, aumentando o fluxo sanguíneo (não à toa, ele é dos componentes do Viagra).

Vale ressaltar que esses efeitos libidinosos do consumo podem não ser notados por todas as pessoas. Não podemos afirmar que toda a citrulina será convertida em arginina, nem que toda arginina será usada pelo organismo na produção de óxido nítrico, pois o metabolismo varia de indivíduo para indivíduo. Outro ponto a ser esclarecido é que a citrulina concentra-se principalmente na casca e nas sementes da melancia. Por isso, é necessário o aproveitamento de toda a fruta para obter os benefícios da citrulina.

A melancia é uma fruta de baixo teor calórico, sendo que cada 200 gramas (uma fatia média) apresenta em média, apenas 65 calorias. Em contrapartida, a melancia possui alto índice glicêmico (açúcar), ou seja, é um alimento que libera muita glicose no sangue quando ingerido. Desta maneira, sobrecarrega o pâncreas para produzir grande quantidade de insulina a ser disponibilizada no sangue, portanto portadores de diabetes devem consultar um médico ou uma nutricionista para obter informações necessárias para consumir a fruta com segurança.


Nota do Editor: Solange Ventura é nutricionista, com especialização em administração dos serviços de nutrição e nutrição clínica. Formada no curso de Nutrição no Centro Universitário São Camilo; pós graduação em Administração dos Serviços de Nutrição no Centro Universitário São Camilo e pós graduação em Nutrição Clínica no Ganep.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.