18/08/2025  12h45
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
05/11/2013 - 15h01
Animais não são objetos
Maria Cândida Vieira
 

Antes de adquirir um animal, as pessoas precisam se conscientizar de que não vão adquirir um objeto, mas um ser vivo, com necessidades específicas e por cujo bem-estar elas se tornarão responsáveis. Porém, muitos dos que compram animais não querem ter trabalho com eles. Então, o que fazem? Jogam a responsabilidade em cima dos outros, como se eles não tivessem o que fazer. Há um ano atrás, quando meu irmão começou a falar em ter um coelho, nós dissemos que não era sensato, que não tínhamos estrutura para ter um coelho e que daria trabalho. Mas ele comprou. O resultado? Hoje, eu limpo a gaiola, dou comida, água e coloco o animalzinho para passear, de forma que ele se apegou a mim. O meu irmão? Nem olha para ele.

Este ano, minha irmã resolveu que queria um cachorro Yorkshire terrier. Mãe, o namorado dela e eu fomos contra, dizendo que seria muito trabalho, mas ela quis, bateu o pé e o namorado comprou. E como está sendo nossa vida agora? Já que minha irmã passa o dia fora, mãe e eu tomamos conta da cadela. Mãe a leva para passear e eu troco a água dela. O estresse é constante. Toda manhã, acordo com ela fazendo barulho e querendo pular na cama, tenho que colocar comida para a gata e o coelho para passear e vigiar a cadela para que a cadela não os persiga.

A cadela faz sujeira por toda a casa e eu me vejo obrigada a limpar a sujeira dela e, como ela dorme no meu quarto, o meu lugar de dormir se tornou um lugar sujo e malcheiroso. Além disso, ela quer atenção o tempo todo e não me deixa escrever nem estudar. Meu pai e meu irmão não ajudam a cuidar dos animais e, quando estou sozinha em casa, vejo-me sobrecarregada porque fico responsável por três animais com necessidades diferentes.

Quem quer um animal, precisa se perguntar: “Será que o meu estilo de vida permite que eu tenha esse cachorro, gato ou o que quer que seja?”

E deveria se perguntar, também, se não vai sobrecarregar os outros. Eu digo a mim mesma que cachorro Yorkshire é para ser cachorro de madame que tem mil empregados para poder passar o dia inteiro dando atenção ao cachorro, porque, quem tem muito o que fazer, não pode criar esse tipo de animal.

Agora, só vivo cansada e sem energia, sonhando com o dia em que irei embora de casa.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.