18/08/2025  12h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
20/11/2013 - 11h08
A nossa democracia corre perigo
Célio Pezza
 

Recentemente assistimos em São Paulo a uma cena inimaginável anos atrás: um bando de bandidos mascarados simplesmente tomou parte de uma rodovia estadual na zona norte da cidade e desfilou em cima de veículos diversos, inclusive caminhões-tanque de combustível. De quando em quando colocavam fogo em um dos caminhões deixando a rodovia fechada alguns quilômetros enquanto os marginais debochavam do poder público e de todos nós.

Helicópteros da polícia sobrevoavam o local sem nada fazer, enquanto os marginais desfilavam em cima dos caminhões sequestrados e abanavam armas para os policiais. Tudo isto devidamente filmado e transmitido ao vivo. O comércio fechou na zona norte e a cidade ficou refém de bandidos. A polícia nada fez contra esses bandidos e nunca se viu tamanha barbaridade. Não sei a quem interessa essa situação, mas dá a nítida sensação de que o poder Público e a polícia estão deixando a situação piorar, como se existisse um plano macabro para desestabilizar a democracia no país.

Não é possível continuar este aumento da criminalidade sem uma ação concreta por parte das autoridades, coisa nunca vista ou imaginada em governos anteriores. A bagunça correu solta até quando os bandidos quiseram e só terminou ao amanhecer do dia seguinte. Foram presos alguns poucos baderneiros e liberados em seguida. Ficou tudo por isso mesmo e os bandidos ganharam mais uma batalha pela completa omissão de toda a polícia. Se essa situação tivesse acontecido nos EUA ou em outro país, tenho a certeza de que a polícia acabaria com essa afronta em poucas horas, pois atirariam, não com balas de borracha, dos helicópteros que nada fizeram a não ser barulho.

Sabem por que eliminariam esses bandidos? Pela simples razão de que esse estado das coisas vai contra a democracia do país e não somente faz desfeita a um governador ou prefeito. Ele abre as portas para a instalação de outro tipo de governo, ditatorial, onde só pode abrir a boca quem é amigo do rei. As evidências estão claras e não sei por quais motivos as pessoas de bem que estão no comando do país permitem este mal aumentar. Se continuar, vai sair do controle e a democracia corre perigo.

Pulando para outro fato marcante, vimos, há alguns dias, outro episódio interessante. Durante a FLICA (Feira Literária Internacional de Cachoeira), na Bahia, um grupo de manifestantes tomou conta do recinto onde começava um debate com o sociólogo e professor da USP, Demétrio Magnoli, e acabaram com o evento, pois não concordavam com sua posição, que é contrária ao sistema de cotas criado pelo governo. Este sociólogo não se considera racista, pois é contra o Estado classificar as pessoas em função da cor, mas os baderneiros, democraticamente, expulsaram os palestrantes.

Também foi cancelado o evento com o filósofo Luiz Felipe Pondé, pois os organizadores não tinham condições de garantir a integridade física dos palestrantes. Em resumo, os baderneiros só deixavam falar quem apoiasse suas ideias. Da mesma forma, tudo ocorreu às vistas de todos e ficou por isso mesmo. Ao invés de expulsarem ou prenderem esses bagunceiros, a organização do evento achou melhor cancelar o debate. O que estes dois episódios tem em comum? Os dois atingem as liberdades individuais e são contra a verdadeira democracia.


Nota do Editor: Célio Pezza é escritor e autor de diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, A Palavra Perdida e o seu mais recente A Nova Terra - Recomeço.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.