18/08/2025  10h44
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
02/12/2013 - 07h00
Mensalão - Uma chama na escuridão
Célio Pezza
 

Os recentes episódios do Mensalão, que mostraram a prisão dos principais envolvidos no maior escândalo do país, indicaram ao povo brasileiro que ainda temos chance de vermos um Brasil com corruptos da elite do governo sendo punidos. Numa verdadeira operação de resgate da crença na justiça, vimos personagens como José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, indo para a prisão, apesar dos protestos absurdos dos seus simpatizantes.

Tivemos, por exemplo, um grande movimento do MST ocupando, só na madrugada do dia 15 de novembro, 16 fazendas na região de São Paulo, em sinal de revolta contra a prisão de seus ídolos. O líder do MST, José Rainha Junior, informou que a prisão das lideranças do PT causou revolta entre os militantes do MST e, por conta disto, mais manifestações estão sendo esperadas. De minha parte, acho que uma boa medida seria a Polícia Federal reservar mais algumas celas para abrigar os líderes destes manifestos de solidariedade a corruptos já condenados pelo Supremo Tribunal Federal.

O ex-ministro José Dirceu, após sua condenação, divulgou uma “Carta aberta ao povo Brasileiro” dizendo que o julgamento viola as garantias individuais e que o julgamento foi de exceção e político. Alegou ainda que foi condenado “sem provas” e por pressão da mídia. Vai além, e diz que é um preso político de uma democracia que vigora sob uma pressão das elites!

Interessante que, logo em seguida, o ex-presidente Lula telefonou para seus antigos companheiros e disse, em sinal de solidariedade, “estamos juntos”. Nessa simples frase, sentimos a grande verdade: Estamos juntos! Sim, juntos desde o início!

Quanto à Presidenta Dilma, não quis comentar nada sobre as condenações e, a partir destas condenações, tanto Dilma, como Lula e o próprio PT, farão de tudo para sair de perto do mensalão. O próprio ministro Gilberto Carvalho deixou isso claro quando disse: “nós temos um acordo de não falar sobre este assunto”. Não podemos esquecer que teremos eleições no próximo ano, portanto é prudente esse silêncio a partir de agora. A lei do silêncio é para ser mantida e falar mal sobre a decisão da Suprema Corte pode prejudicar o resultado dessa eleição. Na verdade, são todos políticos e para eles este é o comportamento adequado neste momento. Não devemos nos esquecer, que somente verdadeiros estadistas trabalham pela próxima geração, diferente de políticos, que só se preocupam com a próxima eleição. Infelizmente, o Brasil carece de estadistas.

No momento, estou feliz, pois após uma longa batalha, estamos vendo alguns políticos corruptos indo para a cadeia. Como falei no início, isso é uma pequena chama que se acendeu, num momento onde a escuridão era total. Parabéns ao STF por nos proporcionar esta pequena chama e aumentar nossa esperança em um Brasil sem corrupção.


Nota do Editor: Célio Pezza (www.celiopezza.com) é escritor e autor de diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, A Palavra Perdida e o seu mais recente A Nova Terra - Recomeço.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.