14/09/2025  21h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
21/03/2005 - 11h05
Os sofrimentos do turista
Moacyr Scliar - Agência Carta Maior
 

Turista sofre, costumam dizer os agentes de viagem, afirmativa aparentemente absurda: como podem sofrer pessoas entregues a uma atividade que deveria ser antes de tudo prazerosa? Como pode uma viagem ao Exterior ou uma temporada nas praias do Nordeste causar sofrimento?

Mas turista sofre, sim. E sofre por numerosas causas. Tudo que é imprevisto, tudo que é surpresa (desagradável, bem entendido) é motivo de sofrimento para o turista.

Para começar o turista sofre planejando. As possibilidades, para uma pessoa de meios razoáveis, são muitas; se vocês duvidam, olhem o excelente caderno Viagem de ZH. A diversidade é a regra, a escolha é difícil, sobretudo quando se tem de contentar os vários membros da família. Uns gostam de praia, outros preferem a serra; alguns gostariam de um programa cultural, mas não falta familiar que deteste museu. É mais difícil conseguir um consenso neste tema do que chegar à paz no mundo.

Resolver para onde se vai é só o começo. Daí em diante a lista de infortúnios cresce exponencialmente. Se a viagem é de avião, existe o problema do custo das passagens, de reservar lugares e até dos vôos cancelados, como aconteceu recentemente com a Vasp. E depois vem o problema da bagagem que se extravia, e das reservas em hotel que não são confirmadas (sem falar nas decepções resultantes do próprio hotel, que na Internet ou no prospecto parecia um palácio mas na realidade é uma espelunca velha, deteriorada). Aí vêm os passeios, que sempre podem ser estragados pela chuva ou pelo mau tempo.

E os desastres se sucedem: documentos que são perdidos, assaltos, o carro que estraga. Sem falar em acidentes e doenças, mas quanto a isso é até melhor virar a boca para lá.

Todo sofrimento é suportável, contudo, porque terá um fim; um dia a família finalmente volta para a casa, com as malas rasgadas, com um rombo na conta bancária, mas volta, principalmente com as fotografias. Porque um dos prazeres da viagem, talvez o grande prazer da viagem, é falar sobre ela de uma confortável poltrona. Ah, sim, e olhar a expressão de inveja dos amigos. Existe, na classe média, uma competição acerca de quem viaja mais, quem vai mais longe, quem vê coisas mais importantes.

Conheci dois casais que normalmente conviviam muito bem, mas eram rivais em matéria de viagem. Rivais disfarçados, rivais sutis, rivais bem-educados, mas rivais, de qualquer modo: todos os anos, no fim de fevereiro, reuniam-se para ajustar contas: mostravam as fotos das respectivas viagens e tratavam de decidir - tacitamente, claro - quem tinha feito o passeio mais interessante. O casal vencedor não dizia nada, mas seu sorriso vencedor falava por si, como falava por si a humilhação do casal derrotado. Mas então aconteceu o inesperado.

Houve um ano em que um dos casais optou por um programa turístico que era absoluta novidade; uma viagem que certamente renderia relatos maravilhosos e faria o casal concorrente morrer de inveja. Mas aí veio a surpresa, dolorosa surpresa. Tão logo chegaram ao mítico lugar quem estava lá no hotel cinco estrelas que eles também haviam reservado?

O casal de amigos, claro. Escusado dizer que, para os quatro, tal encontro foi catastrófico, estragou tudo, qualquer prazer que pudessem obter das caras viagens. A partir daí nada mais, naquele passeio, teria graça. Turista sofre.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.