18/08/2025  08h30
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
17/01/2014 - 07h05
Regra de três
Dartagnan da Silva Zanela
 

J. O. de Meira Penna em seu livro “A ideologia do século XX” nos ensina que para compreender a atuação dum grupo político deve-se observar atentamente três dimensões: a ideológica, as discussões internas e as ligações externas.

Antes de qualquer coisa, jamais percamos de vista que o objetivo dum grupo desse gênero é a obtenção do poder. Dito isso, sigamos com o andor. Por dimensão ideológica entendamos o conjunto de valores que justifica a luta pelo poder e que modela a forma de seus membros encararem a realidade.

O segundo quesito são os debates realizados e as deliberações tomadas pelos membros do partido nos seus mais variados escalões. Atas, boletins internos, revistas, jornais do partido são documentos basilares para entendermos, razoavelmente, qual é a agenda do mesmo. Detalhe importante: sempre que se fala com os seus, as palavras são sempre mais verazes e espontâneas do que aquelas que são ditas para o público em geral.

Por fim, temos as ligações externas que se resumem no mapeamento dos grupos (políticos ou não), indivíduos, empresas e, em alguns casos, organizações criminosas e para-militares com as quais um partido tenha ligações discretas e/ou alianças estratégicas.

Resumindo o entrevero: se perguntamos a um indivíduo (ou partido) qual é sua escala de valores, o que e como ele pretende realizar como metas de médio e longo prazo e quais seriam os parceiros dessa tarefa, iremos saber com quem estamos lidando.

Dito isso, vejamos o seguinte: o que podemos dizer de um partido que fundou uma organização continental, em parceria com Fidel Castro, reunindo praticamente todos os partidos marxistas da América Latina, as FARC, MIR e demais organizações desta estirpe? Aliás, essa organização declarou que pretende recuperar na América Latina o que foi perdido no Leste Europeu. Mas, o que foi perdido?

Meu caro Watson, essa organização, fundada no início dos anos noventa, é o Foro de São Paulo. O partido é o que hegemonicamente nos governa. O que sentimos em relação a ele, pouco importa. O que interessa são suas ações, objetivos e parceiros para ficarmos cônscios do rumo que está sendo dado ao nosso país, independente do nosso [des]afeto, voto ou veto.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.