18/08/2025  06h51
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
13/02/2014 - 07h09
Quem matou o cinegrafista?
Nivaldo Cordeiro
 

Quem matou o cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, da TV Bandeirantes? Terá sido o rapaz que está preso, acusado de entregar o rojão ao disparador? Terá sido o disparador? Eu digo: ambos. Ambos concorreram para o desfecho fatal e devem responder criminalmente pelo ato irresponsável. Faça-se Justiça!

Mas não são os únicos responsáveis. Nem os maiores. Estes são os que chamaram os movimentos de ruas, os que lideraram a “resistência”, os que exaltaram a violência como instrumento de ação política. São os que acreditam na “ação direta”, essa antiga e malfadada forma comunista de ação de rua, preparatória de golpes de Estado.

Há, todavia, outro autor ainda mais importante: a parte da imprensa que tem dado cobertura aos Black Blocs e a todas as ações de ruas que se arrastam desde junho do ano passado. Essa gente é hipnotizada pela suposta democracia direta, pelas massas em ação, pelo elevar-se de Behemoth, o grande símbolo das multidões cegas, caóticas, a besta que precede a chegada da ordem tirânica, o Leviatã.

E também os governadores de oposição, pusilânimes toda vida, que se recusam a fazer prevalecer a Autoridade, que deixaram as ruas como campo de caça para os Black Blocs. Sem a covardia dos governadores de oposição os movimentos não teriam chegado à dimensão que checaram e o sacrificado Santiago ainda poderia estar vivo.

Finalmente, há o Autor. É aquele que, nos palácios, domina o poder do dia, mas quer o poder do amanhã, aumentado ao ponto da tirania. É aquele que, macaqueando Maquiavel, pensa que está sendo parteiro da História, quando na verdade não passa de assassino de cinegrafistas e de idosas que morrem por acaso ao longo da ação dos movimentos. É esse Cérebro tenebroso, que exerce o poder e lidera as massas nas ruas contra o poder constituído, em paradoxo, a fim de ganhar as eleições de 2014 de véspera. Quer derrotar os governadores de oposição.

Sim, quem está nos palácios hoje é o Autor, aquele que deseja ser o Leviatã de amanhã.

Evidente que sobre o aparente irracionalismo das massas em movimento paira a “razão revolucionária”. O partido governante no Brasil forjou-se nessa técnica de luta e por ela deseja ganhar o poder total. Mais que isso: não conhece outra forma de fazer política, não quer ser civilizado e não aceita a alternância de poder. Em suma, usa da democracia mas não aceita os seus pressupostos.

Esse é o grande perigo que ameaça todos os brasileiros, o perigo do totalitarismo. Quem viver verá.


Nota do Editor: José Nivaldo Cordeiro (www.nivaldocordeiro.net) é executivo, nascido no Ceará. Reside atualmente em São Paulo. Declaradamente liberal, é um respeitado crítico das idéias coletivistas. É um dos mais relevantes articulistas nacionais do momento, escrevendo artigos diários para diversos jornais e sites nacionais.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.