17/08/2025  20h42
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
06/04/2014 - 13h01
Não abra mão do chocolate na Páscoa
 
 

Com a proximidade da Páscoa, uma antiga discussão volta à tona: comer chocolate faz mesmo mal à pele? Provoca, de fato, o aparecimento de cravos e espinhas? Há anos a questão vem sendo investigada pela comunidade científica e de fato o chocolate não faz mal a pele, mas seu componente, o açúcar, pode sim causar sérios danos a saúde da pele.

Estudos revelam que o chocolate apresenta alto índice glicêmico, o que pode, sim, piorar o quadro de quem apresenta acne. Ao comer chocolates e doces em geral, o organismo enfrenta picos de glicose e dispara uma grande quantidade de insulina para controlar a taxa de açúcar no sangue. Como os picos são elevados, acontece uma desregulação hormonal que desencadeiam a acne. “Nos casos de relatos em que a acne piora com a ingestão de chocolate, recomendamos que o paciente suspenda a substância”, explica o dermatologista Ricardo Fenelon, presidente da Sociedade Brasileira de Laser no Centro-Oeste.

Para evitar o aparecimento de cravos e espinhas sem abrir mão do chocolate, o mais importante é a moderação. Recomenda-se os chocolates amargos, com maior concentração de cacau e menos gordura que as versões ao leite. O chocolate branco deve ser a última opção, pois não contém pasta de cacau, só a manteiga, sendo assim o mais gorduroso. “Além da moderação e de escolher o chocolate certo, é importante os cuidados com a limpeza da pele. Lavar o rosto duas ou três vezes por dia ajuda a controlar a oleosidade”, explica o dermatologista.

A acne é uma doença dermatológica que acomete indistintamente pacientes de ambos os sexos, a partir da adolescência, e pode ser desencadeada por vários fatores. Entre eles, alteração da flora bacteriana normal da pele, tensão emocional, período menstrual, medicamentos (vitaminas do complexo B e corticóides, principalmente), fator hereditário e excesso de produção de gordura na pele – no caso do chocolate, o açúcar aumenta essa produção desencadeando espinhas e cravos.

Além da preocupação com a saúde da pele, deve-se lembrar que o alto índice de gordura e açúcar contidos no chocolate podem afetar também o coração, alterando os índices de glicose e triglicerídeos, afetando a parte odontológica e até mesmo contribuindo para a obesidade. Contudo, com equilíbrio e autocontrole, pode-se aproveitar a Páscoa, saborear os chocolates e proteger a saúde.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.