17/08/2025  13h16
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
29/05/2014 - 16h02
Tatuagem nos olhos pode prejudicar a visão
 
 

É estranho, mas tem gente que já está aderindo a moda no Brasil: tatuagem nos olhos. A eyeball tatoo, que teve origem nos Estados Unidos, não tem segurança confirmada e pode causar glaucoma e até mesmo cegueira. Segundo o médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu – IMOF (www.imof.com.br) Renato Tolazzi, é um risco desnecessário à saúde.

“Não há estudos científicos e específicos sobre quão tóxica pode ser a tinta usada para fazer tatuagem nos olhos, mas é um risco que não precisamos correr. A tatuagem geralmente colore a esclera, a parte branca dos olhos. A coloração do branco dos olhos não é um procedimento feito na medicina porque é agressivo aos olhos. Se a tinta for utilizada em quantidade errada, pode haver um aumento da pressão ocular, e isso pode resultar em cegueira e glaucoma”, explica. 

Outro risco, lembra Tolazzi, é a tinta causar uveíte. “A uveíte é uma infecção na íris, a parte colorida do olho. Em alguns casos, a inflamação atinge também o nervo ótico e a retina. Se não for tratada a tempo, pode causar danos irreversíveis ao globo ocular e provocar glaucoma, descolamento de retina e deixar cicatrizes na retina que reduzem a visão”, resume.

O oftalmologista explicou que existe uma técnica de coloração da córnea, mas para quem sofreu lesões na pupila e na íris. “Quem sofreu queimaduras químicas ou térmicas, perfurações ou mesmo pessoas que nasceram sem a íris ou com a pupila branca podem fazer esse tratamento de coloração, mas é sempre bom procurar um especialista e se informar sobre as condições do procedimento”, finaliza Tolazzi.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.