17/08/2025  04h57
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Polícia e Segurança
08/06/2014 - 12h03
Segurança: porteiro com olhos bem abertos
 
 

Receber um entregador de pizza às 22h é uma cena comum para um sábado em família. No entanto, a mesma situação também pode ser um sinal de perigo. Assaltos a condomínios são cada vez mais frequentes atualmente e podem vir acompanhados de diversos disfarces, conforme explica Newton Nunes, diretor de Condomínios da Guarida Imóveis. “Os bandidos podem utilizar uniformes conhecidos do condomínio para um acesso mais fácil aos apartamentos. Entregadores de gás, encanadores e até funcionários de organizações de caridade são personagens utilizados”, revela.

Diversas ferramentas podem ser utilizadas para evitar uma surpresa na porta do seu apartamento. A primeira delas, segundo Nunes, é a correta orientação dos porteiros quanto à importância de cobrar identificação antes de abrir o portão. “O responsável pela segurança jamais pode permitir a entrada de desconhecidos antes de pedir autorização para o morador”, explica.

Para facilitar a organização na portaria, Nunes orienta que os nomes e documentos de identidade sejam anotados em um caderno mesmo depois da liberação do morador. “Após a confirmação de que o serviço foi mesmo requerido, o ideal é que o porteiro anote os dados do entregador ou profissional que terá acesso ao apartamento. Exigir o RG em mãos é indicado para evitar que números falsos sejam registrados”, completa.

É essencial que os porteiros conheçam todos os moradores. No caso de reformas ou construções, os profissionais que estão trabalhando temporariamente no prédio devem ser identificados e acompanhados por pessoas de confiança, como o zelador ou moradores. “Não devemos esquecer também que, muitas vezes, no molho de chaves pessoal constam as de acesso ao condomínio. É preciso ter cuidado, pois além de colocar a própria vida em risco, prejudica a segurança dos outros moradores”, indica.

Por fim, Nunes orienta que os porteiros tenham como ligar para o 190 com agilidade. “Não podemos esquecer que antes de qualquer reação contra um bandido, existe uma vida que não deve correr riscos. Os porteiros não devem assumir o papel de herói. Por isso, o acesso ao telefone para chamar a polícia ou o sistema de segurança do condomínio deve ser oferecido com segurança”, conclui.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "POLÍCIA E SEGURANÇA"Índice das publicações sobre "POLÍCIA E SEGURANÇA"
16/09/2022 - 06h30 Saiba como evitar os cibercrimes frequentes
08/06/2019 - 08h14 A tecnologia a favor da segurança pública
29/12/2018 - 07h12 Piora o déficit do efetivo da PF em 2018
29/01/2017 - 06h32 Se proteger de assaltos com pequenas medidas
11/12/2016 - 05h51 5 erros mais comuns na segurança das residências
12/08/2016 - 05h53 Portaria remota
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.