17/08/2025  04h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
08/06/2014 - 16h10
Clima frio é inimigo das dores musculares
 
 
Especialista alerta que o frio intensifica problemas na coluna ou reumáticos – principalmente em pessoas idosas, que na maioria das vezes, são causados pela contração dos músculos

Os dias frios não são muito apreciados por quem sente dores na coluna, musculares ou outras causadas por problemas crônicos. Geralmente é nesta época do ano que os consultórios médicos e clínicas fisioterapêuticas recebem mais pacientes com o mesmo tipo de reclamação: dores mais intensas, rigidez e dificuldade de se movimentar. O principal público que se torna alvo das temperaturas baixas são os idosos e pessoas que possuem alguma doença degenerativa, como artrose, artrite e problemas na coluna vertebral. A causa principal para o agravamento dos casos nesta época do ano possui uma explicação científica que já foi muito debatida na Fisioterapia: a contração da estrutura muscular corporal diante da sensação de frio.

“Durante o frio os músculos se contraem involuntariamente para ficarem aquecidos. O problema é que este encurtamento causa a dor em algumas pessoas e atinge principalmente quem já sofre de algum problema muscular, pois nestes casos, o nível de contração já está aumentado”, explica o fisioterapeuta Pitterson Stochiero, diretor do Centro de Medicina Física e Reabilitação Stochiero, de Ribeirão Preto/SP.

Outro fator que piora alguns quadros acontece justamente quando as pessoas também não têm o hábito de fazer exercícios durante esta época, o que contribui ainda mais para o surgimento das dores, pois a falta de movimentação e de alongamentos prejudica o aquecimento muscular. “Para estes casos, a Fisioterapia trabalha na parte de movimentação dos músculos e, se quando for diagnosticado um quadro inflamatório, há a utilização de aparelhos que atuam no alívio da dor”, informa.

A recomendação de Stochiero para fugir das dores musculares e articulares durante o outono e o inverno é simples e prática. É preciso se movimentar, praticar exercícios orientados por especialistas, manter-se agasalhado para que a temperatura agradável evite a contração em excesso dos músculos e utilizar métodos de aquecimento nas regiões do corpo que mais sofrem com o clima para aliviar os sintomas. “As pessoas também devem se lembrar de não ficar muito encolhidas nesta época do ano”, lembra o fisioterapeuta.

Outra dica é melhorar a postura no dia a dia. O fisioterapeuta orienta que na hora de sentar na frente do computador ou até mesmo durante as caminhadas diárias é preciso estar atento em manter o corpo ereto; fazer alongamento muscular adequado e realizar exercícios físicos regulares. “As pessoas que mais aderem a uma boa postura e aos exercícios sofrem bem menos com a chegada do frio, principalmente as que já têm um quadro de deficiência muscular ou na coluna”, destaca Stochiero.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.