17/08/2025  04h53
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
08/06/2014 - 17h04
Futebol, Copa do Mundo e identidade
Fabiano Fonseca da Silva
 
#naovaitercopa ou #vaitercopa

Minhas primeiras lembranças da Copa do Mundo vêm da Argentina em 1978, tinha então 8 anos de idade, lembro de sair da escola, ir para casa e assistir os jogos do Brasil com a minha família, ainda lembro vagamente da final entre Argentina e Holanda, mas são vestígios quase perdidos.

O futebol, em especial a Copa do Mundo, são elementos importantes na composição da nossa identidade, no reconhecimento de quem somos, na atribuição de um sentido de nação que vence, se moderniza, compete e ganha dos colonizadores europeus. Os brasileiros voltam para o velho continente como novos conquistadores e tornam-se Ronaldinhos, Romários, Rivaldos, Pelés, e todos nos realizamos por meio desses vencedores. Essa é a imagem do Brasil que dá certo.

Nesse novo ciclo de copa temos uma novidade: as manifestações de rua. Há uma parte da sociedade, composto na maioria, mas não exclusivamente, por jovens, que utilizam o evento para questionar o país e seus valores. O reconhecimento na Europa parece não ser mais suficiente, temos uma crise na velha identidade moderna, mas o futebol continua no centro: #naovaitercopa ou #vaitercopa?

Em busca de um novo lugar no mundo, brasileiras e brasileiros vão a campo, contra ou a favor da seleção, mas raramente neutros. O futebol continua no centro da nossa identidade e com um papel fundamental na construção de uma sociedade que busca romper com os valores enraizados que levam à discriminação, preconceito e desigualdade. O esporte, e o futebol em especial, devem passar essa mensagem e continuar a ser um dos setores da vida cotidiana enraizadores de nossa identidade.


Nota do Editor: Fabiano Fonseca da Silva é professor de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Psicologia Social e do Trabalho pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.