16/08/2025  20h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
19/07/2014 - 14h01
O que é terçol e como esta infecção pode incomodar
 
 

Olhos vermelhos e muita irritação significa que algo não está bem na saúde ocular. O terçol, diferente da temida conjuntivite, é uma infecção que não é levada muito a sério, mas que em casos mais graves traz malefícios se não tratado adequadamente e torna-se um problema crônico. O terçol não é contagioso, mas causa muito incômodo ao paciente.

Vale ressaltar que quase todas as lesões da pálpebra são consideradas terçóis, embora existam na verdade duas patologias diferentes: uma com infecção (que é o terçol) e outra sem infecção (o calázio).

O médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu – IMOF (www.imof.com.br) Renato Tolazzi, explica que o terçol é a infecção de pontos das glândulas que são responsáveis por produzir substâncias que se misturam com as lágrimas para se misturar com as lágrimas.

O terçol pode ocorrer na parte externa ou interna, dependendo do ponto atingido. “Começa bem na parte do olho que se conecta com os cílios. No começo parece um pequeno caroço que deixa bem vermelha a pálpebra e o olho um pouco dolorido” explica dr. Renato. Geralmente, este terçol forma um pequeno nódulo que acaba inchando neste ponto específico. “Quando surge na parte interna, só pode ser detectado quando virarmos a pálpebra” conclui.

Dr. Renato alerta que o terçol, que pode ser causado por micróbios e bactérias, deve ser logo relatado ao médico oftalmologista logo no primeiro sinal. “Muitos acham que a resolução é espontânea e que em poucos dias está tudo resolvido, mas existe a possibilidade de uma evolução e o quadro se tornar crônico” explicou.

Tratamento

O conselho do Dr. Renato Tolazzi é que haja um acompanhamento de um especialista. “O terçol pode até secar sozinho entre três e cinco dias. Mas quando o caso agrava ou é recorrente, é preciso a intervenção de um oftalmologista. O tratamento pode incluir seções de calor, compressa ou algum medicamento, tudo com a devida orientação médica”.

Tolazzi explica que apenas um médico especialista pode detectar como está o grau de evolução desta enfermidade e que remédios caseiros não são apropriados, pois o quadro pode piorar. “Quando isso não ocorre é preciso realizar uma intervenção que pode incluir uma aplicação de corticóide ou mesmo uma intervenção cirúrgica”.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.