14/09/2025  18h14
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
18/04/2005 - 19h57
Que país é esse?
Christian Rocha
 

- O presidente da República confessa ter cometido o crime de prevaricação. Talvez ele não saiba o que é prevaricação, o que é crime ou, pior, o que é um presidente da República. Houve um impeachment alguns anos atrás por muito, muito menos.

- A ligação do atual governo com uma organização terrorista colombiana é amplamente documentada e chega às páginas de uma das mais importantes revistas brasileiras. Um presidente foi destituído por muito, muito menos.

- A solução oficial para o problema da educação são as cotas, isto é, a reserva de vagas para pessoas que de outra forma não teriam condições de ingressar numa universidade. Primeiro, cotas para negros - num país em que a mestiçagem é costume antigo. Depois, cotas para alunos de escolas públicas - indivíduos cuja capacidade para um curso superior é fruto do esforço individual, não da qualidade dessas instituições.

- A carga tributária beira os 40%. E em troca dos pesados impostos os cidadãos recebem serviços públicos cuja qualidade os obriga a pagar novamente pelos mesmos serviços, desta vez particulares.

- Toda a cultura nacional é moldada por um único canal de TV, veículo reconhecido por banalizar os fundamentos de toda moral e de toda decência. Como causa e conseqüência disso, nada de notável tem sido produzido neste país há várias décadas - o que obriga o sujeito inteligente que queira crescer intelectualmente a beber em fontes estrangeiras e, ao mesmo tempo, ser chamado de elitista por todos aqueles que não podem ou não querem buscar alta cultura.

- Uma freira norte-americana é tornada mártir de uma causa estranha para 90% dos cidadãos. Ao mesmo tempo, policiais mortos no honesto e dedicado cumprimento de suas obrigações são ignorados pela mídia e hostilizados pela população, que confia mais em criminosos "da comunidade" do que naqueles que representam a lei e trabalham por ela.

- Por falar em criminalidade, através de campanhas e leis de desarmamento cidadãos honestos perdem o direito elementar de defesa e ficam à mercê de um Estado incapaz de protegê-los e de criminosos bem armados.

- Legisladores votam no próprio aumento salarial, recebem cerca de R$ 12.000 por mês (fora os privilégios) e ainda acham pouco.

- A pesquisa com embriões humanos é aprovada pela lei e vista com grande esperança por aqueles que nem de longe imaginam as implicações sociais e morais da aprovação e que desconhecem sua ineficácia para o objetivo inicialmente divulgado - admitida pelos próprios cientistas que defenderam a causa.

Algumas pessoas responderão que o Brasil é, em compensação, o celeiro do mundo; isto seria admitir que nosso lugar é a pré-história. Outras dirão que o povo brasileiro é o mais simpático e alegre do mundo; isto significa admitir nossa condição de bobos-alegres. Umas, mais insistentes, dirão que temos o futebol e o Carnaval; somados à nossa imensa produção agrícola temos o país em que o sistema pão-e-circo é mais evoluído, para desgraça de quem pretende viver num país sério.

Não há solução. Tente juntar "Brasil", "seriedade" e "decência" na mesma frase e necessariamente o verbo "emigrar" terá que ser usado.


Nota do Editor: Christian Rocha vive em Ilhabela, é arquiteto por formação, aikidoka por paixão e escritor por vocação. Seu "saite" é o Christian Rocha.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.