15/08/2025  23h37
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
13/09/2014 - 16h02
Ciúmes: entenda quando este sentimento é perigoso
 
 

É difícil conhecer alguém que nunca tenha sentido ciúme, pois é um sentimento que faz parte das relações humanas. Normalmente, o ciumento reconhece e sabe lidar com este anseio, porém há casos em que o ciúme é excessivo e não são raras as situações em que isso torna-se um problema para o casal. Mas, afinal, qual é o limite para o ciúme?

“Sentir ciúmes dos pais, irmãos, filhos e de seu parceiro é considerado normal, desde que não transforme a sua vida e do outro em um caos”, esclarece a psicóloga Sonia Paes Breda, da Clínica Terapêutica Viva, que completa explicando que o ciúme passa a ser patológico quando há distorção nas suas interpretações da realidade.

“O ciúme excessivo faz com que uma pessoa fantasie situações, viva buscando indícios de infidelidade e, assim, a sua vida pessoal fica prejudicada pelo fato de não conseguir pensar em outra coisa que não seja as suas fantasias e desconfianças. A presença de uma terceira pessoa em um relacionamento, sendo real ou imaginaria, vai gerar angústia, sofrimento, ansiedade, depressão e pensamentos destrutivos – o que algumas vezes leva o parceiro a agredir o outro para ‘não perdê-lo’.”

Por trás do ciúme, há insegurança, baixa autoestima e personalidade dominante, pois quer controlar tudo ao seu redor. Sonia orienta para que pessoas que apresentem este comportamento busquem outras atividades. “Nunca deixe de viver a sua vida em função de viver e controlar a do outro. Procure, primeiramente, se amar, se cuidar, fazer coisas que lhe dão prazer, como viajar com os amigos, praticar exercícios físicos, sair com outros casais e conversar com outras pessoas”.

Quando uma pessoa não consegue controlar o ciúme, pode ser indício de que seja patológico. Nesses casos, o melhor é procurar ajuda profissional. A psicóloga explica que é importante fazer tratamento porque na terapia a pessoa tem a oportunidade de entender o porquê da insegurança, qual foi o histórico de vida que chegou a lhe fragilizar e a fez ter ciúme patológico, assim como aprender estratégias para lidar com as emoções.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.