29/03/2024  03h24
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
14/09/2014 - 10h03
Pacto de enfrentamento à violência contra a mulher
Elder Ferrari
 
“Um novo horizonte para a igualdade de gêneros”

Há sim um novo horizonte que poderemos enxergar e apreciar acerca do enfrentamento à violência contra a mulher. Nacionalmente, o Brasil já incluiu este tema na sua agenda social e cabe agora que Estados e Municípios coloquem em prática as políticas públicas que garantam a prevenção, combate a violência, a assistência e a garantia dos direitos das mulheres de todas as idades. Porém é importante que a sociedade, em geral, tenha um olhar atento ao que diz respeito à igualdade de gêneros.

É comum vermos nas mídias relatos de maus tratos contra as mulheres, como a notícia do sequestro de mais de 200 meninas de uma escola de Chibok, no norte da Nigéria, que chocou o mundo, principalmente por expor a fragilidade de um governo com relação à proteção da mulher e à força de extremistas religiosos que não cessam seus atos violentos. Mas não é preciso ir longe para ter acesso a informações de mulheres sendo agredidas por parceiros, filhos e outros, e muitas não conseguem sequer relatar os fatos, pois não procuram seus direitos por medo ou falta de conhecimento.

É hora de o grito calado ser internalizado; considero que este grito não deve sair apenas da boca das mulheres que tiveram seus direitos violados, mas sim de toda a sociedade. Buscar na história nomes de mulheres e de homens que exploraram os movimentos feministas é bem-vindo para servir de base para as atuais necessidades de inspiração para que tenhamos mais engajamento de todos. O pacto nacional pelo enfrentamento à violência contra as mulheres, que vem sendo trabalhado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, precisa ser colocado em prática e não ficar apenas na boa intenção.

Toda a violência contra a mulher viola os direitos humanos; por isso o pacto prevê ações em diferentes esferas sociais como: Educação, Trabalho, Saúde, Segurança Pública, Jurídica e Assistência Social.

De acordo com a cartilha da mulher da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Município de Cascavel (PR), a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Além disso, a violência doméstica é a principal causa de morte e deficiência entre mulheres de 16 a 44 anos.

É sabido que toda violência gera transtorno e consequências; entre os diversos prejuízos temos os traumáticos, físicos e/ou psíquicos. Dentre os tipos de violência, a cartilha destaca as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher. São elas: Violência Física, Violência Psicológica, Violência Sexual, Violência Patrimonial e Violência Moral.

Para combater toda e qualquer prática de violência contra a mulher é preciso que o estado e a sociedade criem uma rede de órgãos de proteção, garantindo o atendimento adequado para mulheres em situação de violência, no mínimo regionalizado, para tratar do assunto periodicamente, pois o tema deve estar incluso também na pauta de governo dos municípios.

Por fim, se começarmos a fomentar a necessidade de um olhar para os direitos da mulher, enxergaremos sim um novo horizonte, de paz e harmonia entre os gêneros.


Nota do Editor: Prof. Elder Ferrari é Diretor da Faculdade Anhanguera de Cascavel e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.