14/08/2025  03h28
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
08/10/2014 - 09h00
O resgate dos valores da família
Mônica Mantelli
 

A sociedade de hoje está vivendo uma crise de valores éticos e morais. Infelizmente tem sido comum em nossa sociedade o desrespeito das pessoas com seus próprios familiares, como pais, irmãos, avôs e avós. Chegamos ao ponto de ter inúmeras notícias na imprensa de filhos que matam os pais e maltratam os demais familiares. Falta respeito. Falta educação familiar. É chegada a hora de parar para refletir e ter consciência de que boa e velha educação recebida no seio familiar é de suma importância para a vida de cada cidadão.

A família é a base da estrutura da sociedade. É nela que se originam as primeiras relações de parentesco. O conceito de família teve início no período Neolítico, há mais de 300 mil anos, quando o ser humano deixou de ser nômade e passou a cultivar a agricultura e se dedicou à criação de animais. Nesta época, os homens eram os responsáveis pela maior parte dos trabalhos. Isso porque era preocupado com a sobrevivência da esposa e dos filhos. Assim passou a ter a consideração de “chefe da família”. E foi assim que nasceu a família patriarcal.

A família é a responsável pelo ensino de valores aos filhos. O ambiente familiar deve ser repleto de respeito, cuidado e amor. Quando não há, acontecem os frequentes rompimentos. A educação dos filhos passa a ficar em segundo plano, principalmente quando os pais possuem opiniões divergentes sobre o assunto. A responsabilidade da educação, muitas vezes, passa a ser atribuída totalmente às escolas. Um erro. A escola e família devem andar de mãos dadas, com total sintonia em suas atitudes, já que seus propósitos caminham juntos na formação e educação.

Fato é que as famílias estão passando por uma grave crise de valores. Para que a família seja completa, é necessário que ela tenha consciência de que valores são fundamentais a todos. A convivência baseada em valores é o passaporte para relações sadias. Em um ambiente familiar harmonioso não há espaço para o desrespeito e a violência. E todos os valores absorvidos no seio familiar são continuados nas relações sociais e devem ser resgatados imediatamente e transmitidos entre gerações, como uma herança. Apenas dessa forma teremos um mundo de relações humanas melhores.


Nota do Editor: Mônica Mantelli é advogada do escritório Domingos Mantelli Filho.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.