14/08/2025  01h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
13/11/2014 - 12h03
Dia Mundial dos Diabetes: saiba como prevenir
 
 
Segundo especialistas os hábitos saudáveis podem mudar a vida dos diabéticos

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial dos Diabetes, a data pretende conscientizar a população sobre hábitos saudáveis que ajudam a controlar e prevenir a doença.

Segundo dados do Ministério da saúde, no Brasil, existem cerca de 14 milhões com a doença. Ela é caracterizada pelo aumento de açúcar no sangue e é dividida em tipo 1 e tipo 2, se manifesta através de alguns sintomas como visão turva, sede constante, fome constante e difícil de saciar, urinar em grande quantidade e muitas vezes, principalmente durante a noite. A mais comum e de mais fácil controle é a tipo 2.

Segundo o endocrinologista Mohamad Barakat a melhor forma de prevenção e controle da doença é manter hábitos saudáveis com uma alimentação equilibrada, evitar o abuso de doces e gorduras trans, além de manter o peso em controle e praticar atividades físicas regularmente.

“O diabetes na fase avançada não tem cura, tem controle e tratamento, mas o pré-diabético tem capacidade de reverter e curar esse estado com a alimentação e hábitos saudáveis. A melhor dieta para pacientes pré-diabéticos, por exemplo, são dietas que excluam ou diminuam totalmente os açúcares, frutoses e sucos especialmente e carboidratos como amido e tubérculos, alimentando se a base de proteínas e legumes de bom índice glicêmico”, diz o Barakat.

Ainda, para o médico, entre umas das suas principais causas está o fator genético. “Se o código genético carrega informação de saúde, ela também carrega a doença. Se você já tem um familiar com diabetes, você tem mais probabilidade, porém, é o seu estilo de vida que vai determinar se essa doença se manifesta ou não”, comenta o endocrinologista.

O médico ressalta que quando não é tratada corretamente, as complicações podem o causar ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, lesões de difícil cicatrização e até a amputação. Outra consequência é a disfunção sexual que pode ser controlada com medicamentos específicos ou até mesmo o controle do próprio diabetes. “Se diagnosticada e tratada corretamente a doença não impede a pessoa de levar uma vida normal, por isso é importante manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente e também fazer um acompanhamento médico”, diz ele.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.