19/04/2024  04h48
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
22/11/2014 - 12h01
Notas criticamente rascunhadas
Dartagnan da Silva Zanela
 

I

Só para constar: consciência não tem cor.


II

Aqueles sujeitinhos que não tiram a palavra conscientização da boca são, dum modo geral, indivíduos alienados de si e, por isso mesmo, imaginam que o mundo deveria ser tal qual o seu umbigo. E isso é toda sua consciência crítica. Bem crítica (Obs.: eles adoram essa palavra também).


III

José Bonifácio adverte: “os que não têm medo comandam os que têm”. É simples assim.


VI

Não acredito que as pessoas devam tomar consciência disso ou daquilo porque essa conversa de conscientização é pra lá de cafona. Coisa de militonto com duas mãos esquerdas. O que é necessário é simplesmente que as pessoas queiram informar-se, movidas por uma brutal e sincera vontade de conhecer a verdade. Aliás, os militontos que tanto gostam de fazer pose de gente consciente e esclarecida poderiam, uma vez ou outra, realmente procurar conhecer os fatos sem mutilá-los para melhor enquadrá-los em seu tateante mundinho ideológico. Poderiam, quem sabe um dia, permitir que os fatos se manifestem e se apresentem aos seus olhos como eles são, sem procurar subterfúgios para justificá-los e pervertê-los para o conforto de sua consciência crítica.


VII

O Brasil cai 20 posições no ranking de infraestrutura. Vejam só! Mais uma conquista petista para atravancar a nação rumo ao “pugresso”! Uma conquista inédita! Um feito técnico e administrativo como nunca se viu antes na história desse país. E você fica falando mal da presente(a) de nosso finado país. Como pode uma coisa dessa? Como pode? Isso é muito feio, muito feio, cidadão malvado...


VIII

Todo indivíduo que acredita que a militância política em prol duma ideologia totalitária seja uma espécie de missão salvífica sofre do que poderíamos chamar de complexo de Rousseau. Tal qual o filosofante de Genebra, essa gente julga-se ser a encarnação rediviva duma utopia totalitária, do homem novo.

E por agirem desse modo acabam por tornar-se um tipo peculiar de misantropo. Essas enfermas almas acreditam, candidamente, que são almas puras, que estão acima do bem e do mal simplesmente porque professam a crença na infalibilidade e na inevitabilidade do socialismo.

Ou seja: essa gente, crítica e consciente, como eles gostam de se autodenominar, se acha profundamente virtuosa por nutrir todas as suas esperanças nessa crença secular e, em vista disso, acaba transferindo o pecado, as falhas humanas, para os outros. Sejam esses outros um grupo de pessoas ou uma mera fantasmagoria abstrata (o sistema, o imperialismo, ou coisa do gênero). O importante é que a culpa seja sempre dos outros, nunca dos imaculados rubros.

Por fim, todo o sujeito que sofre do complexo de Rousseau, acaba afundando-se num inconfesso ressentimento em relação a tudo e a todos e afogando-se num ódio indisfarçável ao ser humano, mesmo que procure dissimular esse ódio com infindáveis declarações de amor pela humanidade.


IX

A galera muito crítica e consciente de tudo tem consigo uma regra áurea que seria mais ou menos assim: a verdade só é legítima se estiver de acordo com as suas convicções ideológicas e a sinceridade só é crível se massagear suavemente o seu ego ideologicamente deformado. Ponto. É simples assim.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.