13/08/2025  10h22
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
24/12/2014 - 14h58
Você sabe o que é a doença celíaca?
 
 

Diarreia crônica, anemia, perda de apetite e dor abdominal, são alguns dos sintomas da doença celíaca. Ela é uma intolerância que o organismo de algumas pessoas apresenta após a ingestão de glúten – uma proteína encontrada no trigo, aveia, centeio, cevada, malte e seus derivados. Para esclarecer as dúvidas sobre a doença, a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi fala sobre o assunto.

A doença celíaca é uma desordem sistêmica autoimune, resultante da ingestão de glúten. “O paciente com doença celíaca tem a imunidade incompatível com uma proteína presente no glúten. Quando o indivíduo ingere essa proteína, uma enzima localizada na mucosa do intestino reage contra ela, trazendo como consequência danos à vilosidade – elevações presentes na parte interna do intestino, que facilitam a absorção de nutrientes da mucosa intestinal”, explica a profissional.

Dentre os sintomas já citados, a prisão de ventre, vômito, alteração de peso corporal, atraso no crescimento, alteração de humor, distensão abdominal, osteoporose e perda óssea são os sinais mais comuns da presença da doença. “Para diagnosticá-la, exames de sangue são muito utilizados, eles avaliam a reação de anticorpos específicos, porém a confirmação do diagnóstico ocorre através da observação de alteração dos vilos que revestem o intestino delgado”, diz a nutricionista do São Cristóvão.

O tratamento é realizado com a exclusão definitiva de alimentos que contenham glúten. “Pães, massas, bolos e biscoitos a base de trigo são cortados da dieta. Ficam liberados alguns alimentos que podem substituir essas farinhas como a farinha de arroz, farinha de milho e maisena, polvilho e fécula de batata”. É importante ressaltar que bebidas como cerveja e uísque também não podem ser consumidas, assim como achocolatados com malte e aveia, alerta a nutricionista.

É preciso tomar cuidado com a contaminação de alimentos classificados como sem glúten. “O celíaco precisa ficar atento às embalagens dos produtos que informam a presença ou não de glúten, pois mesmo os traços da proteína podem desencadear os sintomas. Com a dieta de exclusão o celíaco leva uma vida normal”, finaliza Cintya Bassi.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.