12/08/2025  16h57
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
17/01/2015 - 18h03
A dieta emperrou?
 
 
Confira três dicas para se livrar do efeito platô

O efeito platô acontece quando, após eliminar alguns quilos durante o início da dieta, a pessoa não emagrece mais e o regime “estaciona”. O corpo humano, durante toda sua história, aprendeu a armazenar gordura e economizar energia, desacelerando o metabolismo quando a oferta de calorias é insuficiente para o funcionamento correto do corpo.

“A memória genética do ser humano faz isso para que não morramos de fome. O organismo se adapta a redução de calorias, causando o efeito platô, ou seja, quando mesmo seguindo a dieta corretamente a pessoa não consegue mais emagrecer”, comenta o médico endocrinologista e especialista em fisiologia do exercício e nutrologia, Mohamad Barakat.

Ainda, para o médico, é necessário procurar orientação profissional para ter certeza que está sob o efeito platô, pois, muitas vezes, a não perda de peso pode ser consequência de uma dieta feita de forma errada ou até problemas hormonais e de saúde. “Cheque quantas calorias você está consumindo, se a alimentação está correta, se não deu escapadas durante o período de reeducação alimentar. Se estiver tudo dentro do programado e mesmo assim a pessoa não emagrecer, é ideal procurar um médico que veja se está sob o efeito platô”, diz o médico.

Quando acontece o efeito platô a maioria das pessoas costuma desistir e desanimar da dieta, pois não percebe os resultados almejados. “Porém, seguindo corretamente a dieta e praticando exercícios, o feito platô é evitado”, finaliza Barakat.

Dicas para evitar e sair do efeito platô:

1 – Pratique exercício físico: a prática de exercícios físicos é a melhor maneira pra evitar o efeito platô. As atividades físicas aumentam o gasto calórico, sem precisar diminuir a ingestão de alimentos. Quem já prática exercícios físicos é necessário então mudar o treino.

2 – Termogênicos: acrescente na dieta alimentos termogênicos, pois aumentam o metabolismo. Dê preferência à canela, gengibre e pimenta vermelha.

3 – Dieta: à vezes uma mudança na dieta é necessária. O mais comum é aumentar um pouco a ingestão de calorias até o corpo se readaptar e depois voltar a dieta antiga.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.