12/08/2025  17h07
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
21/01/2015 - 10h26
Cuidados com a pele durante atividades físicas
 
 
O uso do protetor solar e roupas adequadas são o primeiro passo para se proteger durante a prática esportiva

Proteger a pele precisa ser um hábito diário e para quem pratica atividade física esse cuidado deve ser redobrado. A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, diretora da Clínica da Pele Annia Lourenço (www.annia.com.br), alerta que durante a atividade física ao ar livre, como a corrida, por exemplo, a exposição aos raios solares é maior e a proteção precisa ser intensificada. “Os raios solares estimulam o organismo a produzir enzimas destruidoras de colágeno, acelerando o envelhecimento. Além disso, eles alteram o DNA da célula, o que pode causar o câncer de pele”, explica.

Na hora de escolher o protetor para a prática esportiva a indicação é optar pelos com fator de proteção mais alto, como 50 e 60, e que sejam à prova de água. “Durante os treinos, a exposição solar e transpiração são maiores, por isso, é importante observar as opções no mercado que ofereçam alta proteção à prova de água, principalmente porque não haverá reaplicação durante a atividade”, explica Annia.

Como a composição dos filtros solares varia muito e, com isso, sua eficácia, a escolha do protetor deve ser feita com a ajuda de um dermatologista que irá avaliar o tipo de pele e prescrever a melhor opção. “Pessoas com pele oleosa devem optar pelas versões em gel, gel-creme ou fluidos, enquanto as peles mais secas e com sinais do tempo, os cremes”, destaca a dermatologista.

O protetor solar – mesmo em dias nublados – deve ser reaplicado a cada duas horas e em todas as partes do corpo, inclusive as orelhas. Além disso, também é aconselhável o uso de boné e roupas leves, mas com mangas longas que protegem mais o corpo da exposição solar. Alguns tecidos já possuem proteção contra raios ultravioleta e são usados em camisetas e bonés, o que aumenta a proteção contra os efeitos nocivos do sol.

Pós-sol

Os cuidados com a pele estão diretamente ligados ao rendimento do esportista, que pode ser prejudicado por queimaduras solares. “Como toda agressão ao corpo, a queimadura produz um estresse físico que o organismo precisa vencer. Isso aumenta a desidratação e piora o rendimento do atleta”, comenta Annia.

Para tratar as queimaduras, o ideal é fazer compressas frias com chá de camomila ou água mineral. A água thermal na versão aerosol também é indicada, além de anti-inflamatórios via oral e corticóides tópicos, mas essas soluções só devem ser usadas com a indicação de um especialista.

A alimentação e o consumo de água também têm papel importante no desempenho dos esportistas e na proteção da pele. “Alimentos com substâncias antioxidantes (como frutas cítricas, azeite de oliva, linhaça e aveia) ajudam a manter a pele saudável, pois o estresse oxidativo desencadeado pelos treinos e exposição ao sol leva ao envelhecimento. Beber muita água e adotar uma alimentação saudável também são fundamentais nesse processo”, finaliza Annia.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.