15/09/2025  02h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
24/04/2005 - 10h25
Transtornos alimentares: comedores compulsivos
Silvana Martani
 

Além da Bulimia e Anorexia acha-se em estudo uma terceira categoria comum de Transtorno Alimentar; o Transtorno do Comer Compulsivo ("binge-eating disorder"), onde os pacientes apresentam episódios de voracidade fágica sem utilizarem métodos purgativos depois, como acontece na Bulimia Nervosa.

Nesse tipo de transtorno também não há preocupação exagerada e irracional com o peso e a forma do corpo, assim como acontece na Bulimia e na Anorexia. Esses indivíduos são, na maioria das vezes, obesos, sendo que o transtorno acomete três mulheres para cada dois homens e tem uma prevalência de 2% na população geral e de 30% entre as pessoas obesas que procuram tratamento para emagrecer.

As pessoas com este transtorno apresentam freqüentes crises, durante as quais sentem que não podem parar de comer. Comem depressa e às escondidas, ou comem durante todo o dia. Apesar dessas pessoas se sentirem envergonhadas e culpadas por sua falta de controle, não apresentam atitudes compensatórias (vômitos ou laxantes) típicas dos pacientes com Bulimia.

Normalmente têm um histórico emocional de fracassos em diversas dietas e regimes para emagrecimento. São pessoas depressivas, angustiadas, com baixa de auto-estima, infelizes e que sofrem muito com suas carências sem encontrar recursos emocionais para solucioná-las. Um dado importante é que esse sofrimento, muitas vezes, não é evidente para as pessoas que convivem com este tipo de pessoa, pois uma de suas melhores habilidades é esconder o que sente não por que não gosta de se expor, mas por não ter para quem se expor. Esse tipo de personalidade tímida tem um medo enorme de ser mais rejeitado do que já é, tanto por sua condição física, quanto por seus atributos emocionais e, por conta disso, passa a dissimular todos os seus sentimentos.

Com um corpo que considera pouco ou nada atraente e retraído emocionalmente, o indivíduo se sente inadequado para conquistar amigos ou mesmo ter uma vida afetiva e sexual saudável. Por conta dessas características, passa a valorizar outros aspectos de sua personalidade como a intelectualidade, inteligência e a cultura, dentre outras qualidades.

Para que possamos considerar um ataque do comer compulsivo autêntico necessitamos que três dos seguintes indicadores estejam presentes: comer muito mais rápido do que o normal, comer até se sentir profundamente empanturrado, comer grandes quantidades de comida sem qualquer fome, comer sozinho e sentir vergonha da quantidade e, por último, sentir-se culpado e/ou deprimido depois dos episódios.

Esse tipo de transtorno é muito comum e alguns indivíduos acabam achando que isto acontece porque seu corpo se "desregulou", mas na verdade são seus recursos emocionais que precisam ser desenvolvidos ou atualizados. Normalmente esse indivíduo atenta contra si mesmo, não somente com os ataques compulsivos, mas permitindo todo tipo de invasão à sua integridade emocional quando não respeita seus limites ou não os reconhece.

Não respeitar os próprios limites e desrespeitar as vontades e necessidades são ultrajes que normalmente as pessoas cometem contra si e, sem dúvida, essas atitudes podem desencadear problemas graves, onde a obesidade e a compulsão são bons exemplos.

Um transtorno alimentar é algo grave que deve ser cuidado e não pode ser interpretado como uma condição da qual a pessoa faz uso para "chamar atenção" ou não tem controle porque "gosta de comer mesmo" e, por isso, é gordo. Quem sofre desta doença precisa de ajuda qualificada, ou seja, médicos, psicólogos e nutricionistas que irão auxiliá-lo no caminho para readquirir sua saúde emocional e física.


Nota do Editor: Silvana Martani é psicóloga e especialista em obesidade da Clínica da Beneficência Portuguesa.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.