12/08/2025  14h15
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
18/02/2015 - 11h01
O perigo das `dietas milagrosas´
 
 

O glúten e a lactose se transformaram nos mais novos vilões do emagrecimento e da boa forma. Celebridades e publicações sobre dieta vêm apontando a exclusão das duas substâncias da alimentação como principal responsável por seus corpos enxutos. Entretanto, apesar do “modismo” em torno da dieta sem glúten e lactose, especialistas alertam que abolir as substâncias do cardápio pode não ser uma boa solução para enxugar os quilinhos a mais.

O endocrinologista e nutrólogo, João César Castro Soares, explica que não existe nenhum embasamento científico que confirme os benefícios da retirada dessas substâncias. “Uma dieta sem glúten não é mais saudável que uma dieta em que há presença de produtos com glúten. O sucesso do emagrecimento vai depender de todo o contexto alimentar. Deve-se, sim, priorizar a variedade na alimentação, a fim de se conseguir ingerir quantidades ideais de todos os nutrientes”, orienta.

A dieta emagrece? “Até emagrece, mas não da maneira adequada, pois restringe diversos alimentos que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo”, explica Dr. João. E não é para menos, se pararmos para analisar o glúten é uma proteína presente em quase todos os alimentos que consumimos como o trigo, centeio, na cevada e também na aveia. Além disso, por exemplo, os alimentos sem glúten são caros e difíceis de serem encontrados, enfatiza o nutrólogo e endocrinologista.

Já a lista dos alimentos sem lactose também restringe alimentos importantes como leite e seus derivados, assim como: queijo, requeijão, iogurte, entre outros. Além de limitar também outros alimentos que você nem imaginava que continham lactose como pão, massa, panquecas – enfim, a lista é grande.

Contudo, existem sim pessoas que se beneficiam com a retirada dessas substâncias, ou seja, os indivíduos que apresentam sensibilidade ao glúten e intolerância à lactose. “Mas esses indivíduos com sensibilidade ao glúten representam apenas 2% da população e, para diagnosticar são necessários a realização de alguns exames específicos”, alerta Dr. João. Já a intolerância à lactose é um problema digestivo, que deve ser diagnosticado pelo Teste de Tolerância à Lactose.

Por isso fica o alerta! A pessoa pode até emagrecer fazendo uma dieta sem glúten ou lactose, mas isso ocorre devido a restrição de vários alimentos, o que não é saudável para o nosso organismo. Em pessoas que não têm nenhum tipo de alergia ou intolerância à lactose e ao glúten, a ingestão dessas substâncias não causará dano algum ao organismo, pois elas serão digeridas e absorvidas normalmente.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.