14/09/2025  15h14
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
02/05/2005 - 19h25
Motoristas x ciclistas
Jussara Cordeiro Guimarães
 

Estou cansada de ouvir e ler reclamações de motoristas contra os ciclistas da cidade, e concordo que existem sim alguns mal educados, como muitos motoristas também. Mas reparo que as reclamações são colocadas de uma maneira muito elitista, prevalecendo o ponto de vista de pessoas que possuem carro e que talvez nunca tenham necessitado de usar uma bicicleta como meio de transporte. Consideremos então os seguintes fatos:

1) Os ciclistas são a MAIORIA da população da cidade, pessoas pobres que não tem dinheiro para comprar um carro.

2) Eles andam de bicicleta não por esporte ou lazer, mas como meio de transporte, pois muitos deles não têm dinheiro sequer para pagar uma passagem de ônibus, e muitas vezes nem acesso a esse tipo de transporte.

3) Essa MAIORIA da população, é composta, além de trabalhadores e estudantes, também de donas de casa, crianças e pessoas idosas.

4) Essas pessoas estão totalmente desprotegidas, tem que enfrentar no seu dia a dia, vento, chuva, sol quente, frio, calor, poeira na cara, lama, além dos buracos que são ainda mais perigosos para quem está de bicicleta do que de carro, além do cansaço, e às vezes até horas de pedalada, muitas vezes carregando peso.

5) Alguns motoristas educados, tem alguma paciência, porém muitos, são impacientes e arrogantes, e agem como essas pessoas fossem pragas invadindo um espaço que consideram só seu. Simplesmente ignoram os ciclistas. Alguns andam super apressados, parecem até que estão em São Paulo. Usam seus carrões, com ar condicionado, tração nas 4 rodas, retrovisores por todos os lados, para se locomover até em pequenas distâncias, e acham que os ciclistas tem que prestar toda a atenção neles, não se lembrando que uma bicicleta carece de todos esses recursos, e também precisam das ruas e rodovias para chegar ao seu destino, pois não tem seu espaço próprio.

6) Concluindo, seria uma atitude muito mais simples e generosa, em vez de ficar reclamando dos ciclistas (uma vez que a falta de educação se faz presente em ambas as partes), serem mais solidários e reivindicarem mais ciclovias, principalmente que atravessem o centro da cidade, e também no sentido trevo de Taubaté - Praia Grande, onde ocorre o maior fluxo de ciclistas e conseqüentemente mais acidentes.


Nota da Autora: Jussara Cordeiro Guimarães é moradora da cidade, que utiliza bicicleta, e não anda na contramão.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.