06/08/2025  00h49
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
07/06/2015 - 11h15
Festas juninas: como manter a alimentação saudável
 
 
Populares no mês de junho, as festas juninas também são conhecidas pela gastronomia típica. Especialista alerta sobre os riscos de contaminação

Com a chegada de junho, muita gente tira o chapéu de palha e a camisa xadrez do guarda-roupa para as festas juninas. Conhecidas pelos trajes e danças típicas, essas comemorações também reúnem uma série de tentações gastronômicas, como milho verde, pamonha, canjica, pé de moleque e quentão. Em meio a tantas delícias, como escolher os melhores alimentos e evitar abusos?

De acordo com a Dra. Myrna Campagnoli, especialista em endocrinologia que integra o corpo clínico do Lavoisier Medicina Diagnóstica, são comuns casos de infecções intestinais e intoxicações provocadas por bactérias que proliferam nos alimentos estragados nesta época do ano.

Para evitar possíveis contaminações, é importante observar as condições de higiene e limpeza do local, conservação dos alimentos, temperatura ambiente, vestimenta dos vendedores e o prazo de validade dos quitutes. “Todo cuidado é pouco com as comidas juninas porque os ingredientes, em geral, são perecíveis. A pamonha e a canjica, por exemplo, devem ser consumidas no mesmo dia do preparo”, explica a médica.

O ideal é que os produtos tenham uma etiqueta com a data de fabricação, o que nem sempre acontece neste tipo de evento. A especialista também recomenda que o consumidor fique atento aos produtos como churrasquinhos industrializados, queijo coalho e cachorro-quente. “Veja bem se o local no qual estes produtos são feitos é limpo. E não consuma maionese e ketchup em bisnagas, apenas em sachês individuais”, reforça.

A médica ainda traz algumas dicas para quem quer evitar o aumento na balança no período. Confira:

• Cuidado com a quantidade ingerida: os alimentos de festa junina geralmente são muito calóricos. Por isso, não vá à festa com muita fome. Faça um lanche antes de sair de casa;

• Não abuse do quentão e do vinho quente: o álcool também apresenta muitas calorias e deve ser consumido com bastante moderação, especialmente nas receitas que contém açúcar;

• Compense as calorias extras: se na festa houver algum exagero, não deixe de retomar o controle alimentar nas refeições seguintes.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.