06/08/2025  01h20
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
10/06/2015 - 12h03
Com o inverno, surgem também as famosas `ites´
 
 

As temperaturas mais baixas e tempo úmido, características do inverno, favorecem o surgimento dos agentes virais, o que facilita o aparecimento de infecções e alergias respiratórias. É preciso ficar alerta e começar a intensificar os cuidados preventivos com a saúde para amenizar as doenças que atacam as vias respiratórias, as conhecidas “ites”.

Segundo a dra. Sheila M. Cardinali Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, essas condições atmosféricas colaboram para que as pessoas escolham ambientes mais fechados e mal ventilados, o que favorece uma maior exposição a ácaros, poeira, mofo e vírus que desencadeiam as crises alérgicas.

As mais comuns são:

– Amigdalite: infecção por vírus ou bactérias das amígdalas.

– Sinusite: inflamação ou infecção que acomete as cavidades existentes ao redor do nariz.

– Rinite: doença alérgica ou por irritação que causa a inflamação da mucosa do nariz.

– Faringite: inflamação da garganta (faringe), causada por um vírus ou por bactérias.

Essas doenças e inflamações surgem de diversas formas e intensidades, podendo abrir portas para simples gripes e resfriados, mas podem também ser vilões e causar problemas mais graves como, por exemplo, pneumonias.

Como fórmulas de prevenção, muitas pessoas acreditam que as soluções caseiras, tais como chás e canjas ajudam, mas elas apenas melhoram o desconforto da fase difícil das doenças. Embora válidas, não curam. “O fundamental é manter o ambiente arejado, repousar e ingerir grande quantidade de líquidos, além de dar preferência aos alimentos mais leves, durante o período de febre e mal-estar”, completa a dra. Sheila.

Vale lembrar que é importante estar atento à campanha de vacinação contra a gripe, pois todos podem participar inclusive crianças a partir de seis meses de idade e também os idosos. Para os adultos é indicada a vacina dupla contra tétano, difteria e contra pneumococo, que previne infecções, como pneumonia, faringites, sinusites e meningites. “A vacina contra a gripe é segura e uma medida preventiva eficiente para diminuir a incidência e possíveis complicações da doença”, explica.

Para finalizar, a especialista dá algumas dicas de cuidados simples que podem ajudar na prevenção de doenças, tais como evitar choques térmicos – frio e calor –, fazer refeições equilibradas, manter os ambientes limpos e arejados, ingerir bastante líquido para manter a temperatura do corpo estável e lavar as mãos com frequência, já que são agentes transmissores de vírus e bactérias.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.