05/08/2025  12h07
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
19/06/2015 - 17h06
Em tempos de crise você `reage´ ou `age´?
Heloísa Capelas
 

Quando a palavra ‘crise’ surge em nosso cenário vejo pessoas paralisarem e muitas, inclusive, parecem procurar seguir o fluxo que existe no coletivo: “o outro está fazendo assim, então melhor eu fazer também”. Preferem esperar para ver como será a reação externa e, num campo social mais amplo, como o mercado se comportará. E isso pode virar mesmo uma grande teia onde ninguém sabe direito quem começou o quê.

A onda de sentimentos que envolve este estado como medo, insegurança, frustração, angústia, desânimo e outros, vai tomando conta. As dificuldades e a crise podem existir, é verdade, mas o que chamo atenção aqui é para a importância de você observar como está se comportando neste contexto.

Porque se estiver apenas reagindo, tende a seguir o fluxo, mas se estiver ‘agindo’ decidiu, a despeito de todas as barreiras, dar um passo diferente. Reação é um impulso e o fazemos sem nem mesmo parar para pensar. Agir é com consciência e escolha.

Inicialmente, isso envolve optar pela positividade, promover um caminho emocional que desperte abertura para olhar e encontrar meios para se manter firme perante as dificuldades e, mais importante, para promover mudanças.

Esse caminho pode, justamente, começar por não se contaminar pelo negativo e pode ser a grande oportunidade para fazer diferente, explorar outras possibilidades dentro do que lhe é possível.

Não é novo dizer que as fases mais difíceis nos possibilitam grandes trampolins de mudança, no entanto, é preciso espaço dentro de nós para outros sentimentos e, principalmente, que nos impulsione à proatividade para não estagnar.

Seja numa dificuldade pessoal ou mais ampla, lembre-se que a autoconsciência mostra sempre que você tem poder de escolha. E ao optar por uma ação positiva você também tem o poder de influenciar outros que estão em seu entorno.


Nota do Editor: Heloísa Capelas é autora do livro recém-lançado, o Mapa da Felicidade (Editora Gente). Especialista em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental, atua no desenvolvimento do potencial humano há cerca de 30 anos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.