06/08/2025  01h18
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
29/06/2015 - 17h08
A crise econômica
Nivaldo Cordeiro
 

Até que o PT decretasse o tarifaço, havia um pacto dos produtores para não praticar a inflação, nos moldes prévios ao Plano Real. Como era então a precificação? Tentava-se repassar a inflação passada e adivinhar a inflação futura, sempre crescente. Por isso as taxas de inflação futura, a cada período, tinham que ser maiores do que as anteriores.

O Plano Real acabou com isso e estabilizou os preços. O tarifaço trouxe tudo de volta, até porque os agentes econômicos “sabem” que a inflação futura será maior do que a passada. Choques de demanda são ineficazes para conter a inflação e elevar juros é apenas inútil. Não influi nesse mecanismo retroalimentador.

Podemos dizer que a crise chegou em dois tempos. Primeiro, Dilma acelerou gastos sem cobertura de receitas. Depois fez o tarifaço. Matou. Lembrando que Levy-atã elevou os preços das tarifas na vã esperança de elevar a tributação, à revelia do Congresso. Quebrou a cara. A arrecadação caiu justamente porque o consumidor parou de gastar, seja por perda de renda, seja por precaução.

Restaurar a confiança demora. O desemprego está crescendo de forma avassaladora e o governo está inerte, sem ferramentas para influir. Para piorar temos o petrolão. O petrolão descontinuou investimentos decisivos para o crescimento do PIB e, enquanto a questão judicial não se resolver, a Petrobras ficará parada. O PT enfiou o Brasil num beco sem saída, onde a inflação crescente e a recessão serão realidade perene por muito tempo. A solução para os problemas do Brasil exige preliminarmente a remoção do PT do governo e a restauração da moralidade nos negócios do Estado.

O problema é que estamos longe da eleição e Dilma Rousseff só pode ser removida pela força do impeachment. Quem porá o guizo no gato? Em seis meses veremos multidões de desempregados marchando pelas ruas das grandes cidades. Não se destrói os pilares econômicos impunemente. A persistência da crise tende a colocar investimentos e consumo em espiral descendente. O buraco ainda não encontrou seu fundo.


Nota do Editor: José Nivaldo Cordeiro (www.nivaldocordeiro.net) é executivo, nascido no Ceará. Reside atualmente em São Paulo. Declaradamente liberal, é um respeitado crítico das idéias coletivistas. É um dos mais relevantes articulistas nacionais do momento, escrevendo artigos diários para diversos jornais e sites nacionais.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.