05/08/2025  23h25
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
06/07/2015 - 16h00
O que é a Doença de Menière
 
 

Descrita em 1861, na França, pelo médico Prosper Menière, a Doença de Menière, também chamada de Síndrome de Ménierè tem seu diagnóstico clínico baseado em quatro sintomas: vertigem episódica recorrente, perda auditiva flutuante (a audição pode piorar ou melhorar em situações diversas), plenitude auricular (sensação de pressão no ouvido) e zumbido. Pode ser que o indivíduo tenha apenas um desses sintomas e não necessariamente todos juntos, mas é importante estar alerta a qualquer sinal.

O Prof. Dr. José Ricardo Gurgel Testa, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, destaca que ainda não há nenhuma comprovação científica da causa da Doença de Menière, já que existem inúmeros fatores que podem desencadeá-la, entre eles alterações do líquido no ouvido interno, anormalidades genéticas, sequelas de otites medias, traumas acústicos ou físicos ao labirinto, otosclerose, e até pós viral. “Sabe-se que esta doença pode ocorrer em qualquer idade, porém com mais frequência em mulheres que homens, entre 40 anos e 60 anos, sem distinção de raças e, normalmente, com mais de um terço dos casos sendo bilaterais”, comenta.

Segundo o especialista, além da audiometria que avalia o grau de perda de audição e suas variações, é possível realizar outros testes para o diagnostico mais preciso, como os testes vestibulares que confirmam a fase da doença e avalia a bilateralidade, os potenciais evocados para diagnósticos precoces e a eletrococleografia com a suspeita de aumento da pressão labiríntica e os exames metabólicos sanguíneos e de autoimunidade. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética servem para o diagnostico diferencial e da hipertensão dos líquidos labirínticos.

Com base nesta análise, é possível identificar qual o grau da Doença, que são quatro:

1) Menière de certeza com diagnóstico definido de vertigens que são tonturas rotatórias e com confirmação histológica, mas que somente pode ser confirmada pós morte;

2) Menière definido com dois ou mais episódios de vertigem de 20 minutos ou mais, perdas auditivas flutuantes documentadas com audiometrias, zumbido ou plenitude auricular;

3) Menière provável com um episódio definido de vertigem, perdas auditivas flutuantes documentadas com audiometrias, zumbido e plenitude auricular;

4) Menière possível com vertigens episódicas sem perdas auditivas documentadas, podendo ter flutuações e desequilíbrio.

A Doença de Menière apresenta também diversos estágios. Inicialmente, os sintomas são isolados e intermitentes de duração variável, em seguida, surgem vertigens de 20 minutos a 24 horas, associadas a perdas de audição, zumbido e pressão auricular com sintomas intensos e frequentes. Já no próximo estágio, há a ausência de vertigem com diminuição severa e irreversível da audição, além do desequilíbrio constante e, no último estágio, pode ser uma doença incapacitante e bilateral.

Para finalizar, o Dr. Testa explica que o tratamento se baseia nos controles das doenças associadas, uma dieta balanceada e com diminuição do consumo de sal e açúcar, incluindo a prática de atividades físicas. “Pode haver também a necessidade de usar inibidores da hipertensão do sistema endolinfático e da realização de procedimentos cirúrgicos com injeções intratimpânicas na orelha media (corticosteróides e aminoglicosídeos), ou ainda, descompressões cirúrgicas das regiões dilatadas do labirinto, principalmente, do saco endolinfático e neurectomias ou secções do nervo vestibular”.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.