05/08/2025  23h40
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
22/07/2015 - 17h00
Vida de modelo
Jocler Turmina
 
7 fatos que você precisar saber antes de seguir na carreira

Glamour, viagens, fama, autógrafos e muito, muito dinheiro. É esse cenário que muitas garotas têm em mente quando pensam em seguir firme na carreira de modelo. Inspiradas por nomes como o de Gisele Bundchen e, mais recentemente, Laís Ribeiro, jovens criam uma perspectiva de sucesso imediato, o que geralmente leva a frustração e à desistência de continuar na área.

Trabalho há mais de 10 anos como descobridor de new faces e em cada evento que participo faço questão de explicar a todas as garotas que, basicamente, a carreira de modelo é como qualquer outra. Ninguém, no meio empresarial, começa a trabalhar como estagiário e dois anos depois já é promovido a gerente. A vida profissional, seja ela qual for, é feita de etapas e passar por cada uma delas requer muito trabalho, disciplina e estudo. Idem para a carreira de modelo: foco, paciência, determinação e investimento.

Por isso, selecionei as principais orientações para quem quer entrar de cabeça na profissão de modelo e, quem sabe um dia, chegar a ser a nova top model brasileira.

1 – Será que você tem perfil de modelo? Não basta ser apenas bonita. Para seguir carreira na área é preciso ter proporção. Altura, quadril, peso ideais para se destacar na profissão. Às vezes encontro garotas lindas em seletivas, mas que não têm o perfil para modelar. Uma modelo ideal, deve ser alta, esguia e com proporção facial e corporal.

2 – Investimentos iniciais – Para começar na carreira, é preciso investir em um book fotográfico que, nada mais é, do que o cartão de visitas da modelo para as agências. Sem ele os clientes não terão como avaliar se você é ideal para o trabalho. Mas, antes de sair correndo e fazer um book, você precisa ser aprovada em alguma agência, que depois indicará o melhor fotógrafo para seu perfil.

3 – Cachês iniciais: É preciso ter os pés no chão. Nos primeiros anos, o valor dos cachês são quase simbólicos. O que vale é a exposição que o trabalho proporcionará. Uma modelo em início de carreira, chama-se de New Face. Nos primeiros anos de carreira, ela passa por várias etapas de introdução ao mercado até se estabelecer.

4 – Cidade grande: Muitas jovens que iniciam na profissão são de cidades pequenas, do interior. Ao chegarem em uma cidade como São Paulo, é normal que tenham um período de adaptação. Mais que isso, é preciso saber que viver em uma metrópole pode trazer muitos benefícios. E algumas coisas não boas também. É preciso ter maturidade para saber o que é melhor para si.

5 – Estudar é fundamental: Assim como outras carreiras, a área de modelagem requer muito estudo e dedicação. É muito importante ter inglês fluente, além de vasta cultura geral. Isso abre inúmeras portas lá fora.

6 – Comprometimento com o trabalho: Acordar muito cedo e se apresentar impecavelmente para uma sessão de fotos. Acostume-se. Assim será sua vida durante os primeiros anos de profissão. Para se destacar, é preciso levar essa rotina a sério.

7 – Hora de colher – Feita toda essa lição de casa, é chegada a hora das viagens, entrevistas, autógrafos e, é claro, do dinheiro. Chegar nessa etapa não é fácil. Com certeza não é. Mas é algo recompensador. Você sentirá aquela sensação que tudo valeu a pena.


Nota do Editor: Jocler Turmina, da Joy Models, é um dos jovens scouters da nova geração. Participou na descoberta, preparação e lançamento de inúmeras modelos atuantes no mercado atualmente como Lais Ribeiro, Vanessa Adamatti, Marina Nery, Dani Witt, Letícia Lamb, entre outras.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.