05/08/2025  08h35
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
13/08/2015 - 16h10
Corrida: como evitar lesões durante os treinos
 
 

Renato Dutra, diretor técnico do Soürun, primeiro app de corrida do Brasil que conta com treinadores reais para a atividade, explica: “há casos de corredores que fazem 30 minutos em um treino e já aumentam o próximo para 40 – trata-se de uma mudança muito grande, de 25%, o que aumenta o risco de lesões”.

Além disso, a ausência de fortalecimento muscular também pode causar lesões durante os treinos. De acordo com Dutra, muitos corredores o fazem de forma desinteressada, já que gostam mesmo é de correr. “Porém, um treino de força bem feito, com cargas altas, ajuda a gerar um bom nível de proteção contra lesões”, exemplifica o diretor técnico, que é bacharelado em Esporte pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Treinamento Desportivo pela Escola Paulista de Medicina.

Boas práticas no combate às lesões durante os treinos

Para evitar as lesões, estratégias de fortalecimento são as práticas mais indicadas. Dutra aponta a Yoga, o Pilates e a musculação como boas opções para a prevenção dos machucados. Além disso, a alimentação saudável, que auxilia na manutenção de uma boa saúde e ajuda os corredores a manterem-se no peso ideal, também é uma importante aliada no combate às lesões, já que o sobrepeso impõe maior impacto durante as corridas, afetando negativamente os adeptos da prática.

Sobre o aquecimento, Dutra é categórico em afirmar que não há uma regra específica sobre a quantidade do tempo estipulado para a prática. “Durante os dias quentes, cerca de cinco a dez minutos são suficientes – já nas épocas mais frias, o aquecimento deve ser gradativo e mais longo, durando entre 15 a 20 minutos”, detalha. Entretanto, aquecer-se por mais de 20 minutos tornará o aquecimento excessivo, gerando fadiga e prejudicando a principal parte do treino, que é a corrida, aconselha o treinador.

Dicas para um treino saudável e eficaz

· Tome cuidado com machucados anteriores

Lesões prévias exigem cuidado redobrado. Por isso, atletas que já se machucaram devem tomar um cuidado redobrado durante os treinos, praticando exercícios de forma criteriosa.

· Durma bem

Aqueles que têm dormido mal ou muito pouco, seja por conta de problemas pessoais ou por excesso de trabalho, também devem evitar treinos muito longos ou extenuantes, pois podem contrair doenças infecciosas ou gerarem lesões.

· Aqueça-se adequadamente

Antes da corrida, é indicado que uma caminhada e corrida leves sejam praticadas para que o organismo do atleta esteja apto para correr – evitando lesões e outros danos.

· Utilize equipamentos adequados para a corrida

Apesar de agradáveis esteticamente, alguns calçados não são adequados para a prática da corrida. Por isso, os atletas devem apostar em tênis próprios para a corrida, que previnem lesões e oferecem todo o apoio necessário durante os treinos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.