23/04/2024  21h57
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
28/08/2015 - 16h10
Dores lombares: causas e tratamento
Viviane Nishida
 

A famosa “dor nas costas” é uma das principais queixas de pacientes que procuram clínicas de fisioterapia. De acordo com um estudo publicado em junho de 2013 na revista Global Burden of Disease Study, 80% da população mundial sentiram ou virão a sentir dores na coluna, mais especificadamente na coluna lombar. O levantamento reflete que as pessoas não dão a atenção necessária para sua própria saúde e com isso, colaboram para o início de problemas que podem ser provocados pelo sedentarismo, má postura ou até por excesso de exercícios.

E conviver com dores nas costas sem nenhum tipo de tratamento pode prejudicar diferentes funções motoras e levar a problemas de saúde maiores. Geralmente, a dor lombar começa com um desconforto muscular provocado por alterações nos discos intervertebrais ou alterações nos músculos, ligamentos e nervos.

Independentemente do tipo de lesão ou dor, é importante que se busque uma rápida reabilitação e um posterior fortalecimento muscular para evitar o agravamento do problema e risco à saúde.

Neste cenário dá para identificar, por exemplo, as pessoas sedentárias e até mesmo donas de casa, aparentemente ativas, que sofrem com os sintomas e consequências de sobrecargas, exagero de esforços físicos, uso excessivo de analgésicos e anti-inflamatórios para alívio das dores provocadas por contusões musculares, baixo condicionamento físico.

E a melhor forma para evitar que este quadro geral se agrave é investir em tratamentos que garantam o bem-estar e uma melhor qualidade de vida. E o Pilates é o tratamento que surte os melhores resultados para quem tem dores lombares. Trata-se de um treinamento muscular mais específico e direcionado às atividades do paciente.

Os exercícios do Pilates são focados na estabilização da coluna, que é o fortalecimento dos músculos profundos, responsáveis por manter as vértebras e seus componentes articulares na posição correta, melhorando assim a postura do paciente, bem como o ganho da resistência muscular e trabalho cardiorrespiratório.

Como o Pilates não tem restrição de idade e nem contraindicações, os resultados alcançados pelos pacientes são mais rápidos e aliviam, muitas vezes, aqueles incômodos musculares gerados pelo excesso ou falta de exercícios e reforço muscular. O exercício é adaptado pelo profissional para cada pessoa, seja ela atleta, idoso, mulher grávida ou até mesmo portador de alguma deficiência física.

Além de trabalhar a resistência física, o Pilates é recomendado para quem precisa melhorar sua concentração, bem-estar e diminuir o stress.

Joseph Pilates, criador do famoso método difundido no mundo inteiro, dizia: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”. É uma reflexão assertiva para quem busca qualidade de vida.


Nota do Editor: Viviane Nishida é fisioterapeuta da Clínica Lituânia – www.clinicalituania.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.