26/04/2024  03h37
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
28/08/2015 - 17h02
Sem tutano algum
Dartagnan da Silva Zanela
 

(CLII)
Não há coração duro demais que não seja aquecido pelo toque de um focinho gelado ou pela serenata suave de um manhoso ronronar.

(CLIII)
O que é um grupo de petistas reunidos em algum lugar? Evidentemente nada. E um grupo de tucanos amontoados num canto? Indubitavelmente coisa nenhuma. E quando os nadas se encontram? Temos o que vemos.

(CLIV)
A inveja inconfessa e o rancor indisfarçável são as pedras axiológicas fundamentais de todas as variantes do marxismo.

(CLV)
A Teologia da libertação dispensa a ação providencial de Deus na vida das pessoas para criar um cristianismo onde a misericórdia de Cristo é sorrateiramente substituída pela revolta metafísica de Marx.

(CLVI)
Quem acredita que a economia é a força motriz da sociedade, jamais parou para pensar no tamanho do poder de uma amizade; nunca levou em consideração o quando essa relação de mútua confiança influencia as ações humanas, tanto para o bem como para o mal.

(CLVII)
O pagamento por um serviço prestado consegue, na melhor das hipóteses, gerar naquele que paga um vago sentimento de satisfação e gratidão, haja vista que tudo que é pago não é mais devido. Agora quando recebemos as graças de um favor, seja ele lícito ou não, esse gera no coração do beneficiado um irrepreensível sentimento cumplicidade de valor inestimável. Por essas e outras que tanto no mundo político, como no universo criminal, os favores acabam sendo mais interessantes que um bom tanto de dinheiro.

(CLVIII)
Todo aquele que distribui favores de maneira calculista não precisa ter dinheiro em sua conta para fazer o que quer. Ele tem pessoas em suas mãos para realizar os seus desejos e projetos.

(CLIX)
Não é que a sociedade brasileira seja fraca por estar à mercê dos grupos políticos. Ela encontra-se nessa condição porque não é uma força organizada, independente dos grupos políticos e, quando ela se via organizada, não é que ela estivesse manifestando a sua vontade, mas sim, que alguns grupos políticos manifestavam os seus interesses através da desorganizada sociedade. Bem, ao que tudo indica isso está começando a mudar. Lentamente, mas está.

(CLX)
Nada pode ser tão perverso quanto um grupo de indivíduos que se deixa absorver por uma ideologia totalitária passando a acreditar que, por isso, estão acima de qualquer julgamento humano ou divino. Um imbecil assim acredita que pode tornar a sociedade melhor se ela for moldada de acordo com a sua baixeza. Um punhado de imbecis desse tipo comete qualquer absurdidade para defender a mentira ideológica que dá sentido a sua porca vida desprovida de senso de realidade.

(CLXI)
Onde histericamente se grita não há verdadeira ciência porque o desejo de conhecer não encontra abrigo onde o silêncio não pode acompanhá-lo.

(CLXII)
Rir compulsivamente não indica felicidade. Pra falar a verdade, o riso histérico é, no fundo, apenas uma fantasia brega utilizada pelas almas desesperadas de sentido. Elas gritam, gritam sem cessar para melhor disfarçar a sua deprimente condição. Quer dizer, ao menos elas imaginam estar fazendo isso enquanto explicitam o seu parco valor.

(CLXIII)
Mais do que nunca é urgente que gravemos a ferro e fogo em nossa alma o dito de Leonardo da Vinci que nos adverte para não lamentarmos, nem nos indignar, mas compreender. É urgente que compreendamos a situação atual em que nos encontramos para podermos saber como agir sem nos tornar um reles instrumento nas mãos daqueles que não estão indignados e que nem mesmo lamentam o caos em que se encontra o nosso país.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.