05/08/2025  05h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
14/09/2015 - 17h12
Mulheres, vamos mudar os paradigmas
Heloísa Capelas
 

Não tenho dúvidas de que a maior e melhor contribuição da mulher, consigo própria e com todo o seu entorno pessoal e profissional, acontece por meio da verdadeira Autovalorização. Agora, preste atenção, pois isso nem de longe tem a ver com “sou melhor do que o outro”. Tem sim a ver com uma mudança real de paradigmas, em que a mulher possa aceitar, usufruir e fortalecer seus grandes diferenciais – e isso sem qualquer relação ou comparação com o gênero masculino.

O problema, quando tocamos nesse assunto, é que, no geral, ele já vem recheado de conceitos e pré-conceitos ligados ao “feminismo” ou mesmo ao “machismo”. Veja, é algo tão enraizado que temos dificuldade em perceber quais são nossos próprios diferenciais.

A proposta aqui não é falar sobre a “guerra dos sexos”, mas auxiliar você, mulher, a olhar para a beleza e o poder que existe no que chamo de Inteligência Feminina. Você, bem consigo mesma, com autoestima elevada e com firmeza em suas escolhas e decisões.

Na minha sala de aula já passaram mais de 10 mil pessoas, entre elas muitas mulheres, e quando pergunto às alunas quais são suas competências femininas, a grande maioria tem dificuldade em expressá-las... por que será? Bem, várias são as razões, mas um dos motivos principais é que há uma confusão enorme aqui, pois para muitas mulheres no “feminino” mora a “fragilidade”.

E, pelo menos as mulheres que conheço, não querem ser nada frágeis, ter descontrole emocional, medo, culpa... Nem eu quero e acredito que nem você. Então, olhar para o feminino é assumir sua fragilidade?!

Avançarmos para sermos pessoas melhores e obtermos mais conquistas, com paz interior, leveza, segurança e equilíbrio, requer sim olharmos para o que desejamos mudar, para transformar o que nos incomoda. Mas passa, essencialmente, por reconhecermos também todo o bem que possuímos e o que de positivo nos compõe e, aqui, ressalto, por natureza de gênero (assim como os homens também possuem seus diferenciais).

Como em outras citações, volto a reforçar que no feminino reside a força da criação, do olhar holístico, do acolhimento, da flexibilidade, da multiplicidade, do equilíbrio, da amorosidade, da gentileza, entre tantas outras. A mulher também é composta por qualidades do gênero masculino, no entanto, é preciso consciência para equalizá-los de forma a potencializar o que a diferencia por natureza. O que vemos hoje são muitas mulheres adotarem posturas mais yangs (masculinas) para competir e até mesmo procurarem uma tentativa de se proteger de sofrimentos (muitas por causa de traumas vividos em relações).

Reconhecer a Inteligência Feminina e todo o seu poder é libertador nesse sentido. Quando nos munimos melhor desta capacidade intrínseca, conseguimos assumir as rédeas e tomar decisões que, antes, poderiam parecer mais difíceis e, para algumas pessoas, talvez impossíveis. Casar ou não casar? Ter ou não filhos? Demonstrar ou não sentimentos?

Questione-se: Quem é você como mulher? Que crenças alimentam seus pensamentos e sentimentos? No trabalho, como é sua postura? É dura demais ou é insegura? Você está certa de que é um sucesso ou um fracasso? E como são suas relações? Como mãe ou filha, como é você? Com que qualidade e como tem se dedicado ao seu feminino, à mulher que habita dentro de você?

Eu desejo que você reconheça a beleza que existe em si, ela é sua, e siga com mais amor-próprio, confiança e novas conquistas.


Nota do Editor: Heloísa Capelas é autora do livro recém-lançado, o Mapa da Felicidade (Editora Gente). Especialista em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental, atua no desenvolvimento do potencial humano há cerca de 30 anos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.